Um grupo de cientistas dos EUA está desenvolvendo um computador biológico que combina tecnologia e genética. Os primeiros passos foram divulgados pela revista Science.
A pesquisa está sendo realizada por bioengenheiros da Universidade de Stanford que já terminaram a primeira fase de seu projeto.
Trata-se de um transistor biológico que seguramente funciona muito melhor que os eletrônicos (aqueles que são encontrados em praticamente todos os computadores, televisores, rádios e móbiles).
Este dispositivo capta a luz graças aos avanços na nanotecnologia, permite aos cientistas controlar a molécula de ácido ribonucléico (ARN), que é uma das três principais moléculas de organismos vivos, bem como as proteínas e DNA (que utiliza ARN para transferir as informações durante a síntese de proteínas).
A invenção é conhecida como Transcriber e, para criá-la, a equipe utilizou enzimas que controlam o fluxo de ARN ao longo das cadeias de DNA, e que funcionam como cabo, enquanto a ARN seria o eléctron.
Jerome Bonnet, pesquisador pós-doutorado em bioengenharia, e um dos principais autores do estudo, disse que tinha "muito cuidado para selecionar as enzimas que funcionam nas bactérias, fungos, plantas e animais."
"Os computadores biológicos podem ser usados para estudar os sistemas vivos e melhorar as terapias celulares", explica Drew Endy, professor de bioengenharia. Segundo ele, eles também poderiam "ativar e desativar a reprodução celular".
Não se sabe quanto tempo vai levar para os cientistas criarem um computador biológico, mas para tornar o sonho em realidade, os cientistas querem que sua pesquisa seja de domínio público para que os outros possam aproveitar as informações e melhorar o dispositivo.
Comentário: O nome pode até assustar um pouco mas, pelo que podemos perceber no final do texto, trata-se de um dispositivo que poderá controlar totalmente a célula. Eu imagino como isso seria útil para o controle de uma célula cancerígena, poder parar o seu crescimento ou desativá-la completamente.
Essa é a vantagem de um estudo multidisciplinar, o que deveria ser levado mais a sério pela física e química.
Seria bom se parassem com os estudos baseados apenas em ciência e valorizassem mais a vida, seria bom se a ciência fosse mais sensível a humanidade.
Fonte: RT-TV
Robô inseto
Robô quase perfeito
Exoesqueleto - Super-herói real
2 comentários:
Lembrei do filme "O Preço do Amanhã", nós sendo programados pra morrer numa certa data.
Olá Flávio:
De certa forma, somos programados para não pensar e nem questionar nada. Dessa forma mergulhamos num sono profundo do qual só acordamos na hora da morte.
Boa sugestão de filme.
ABS
Postar um comentário