sábado, 5 de novembro de 2011

Os rumos dos partidos políticos



Se você não sabe o que é direita ou esquerda, em política, não se preocupe, você não está perdendo muita coisa não. Principalmente em países como o Brasil, isso não faz muito sentido e o que vale é o interesse.

...e não é só no Brasil que ocorre essa confusão, o próprio partido Democrata americano transformou-se ao longo dos anos. No início era contra a abolição dos escravos, hoje, é apoiado pelos afros e outros grupos populares de minorias.

No Brasil, o PSDB aderiu ao neoliberalismo e se revelou um partido de direita. Como nós podemos notar, não é só o povo que é manipulado, as elites também são.

A crença na globalização e no capitalismo, à moda americana, levou o ocidente a falência. Enquanto os países agonizam, alguns bilionários possuem fortunas maiores que os PIBs de muitas nações.

Até a pouco tempo atrás, poderíamos dizer que o PT era de extrema-esquerda. Para ganhar a eleição, passou para centro esquerda e as atuais alianças nos fazem pensar que o PT é um partido de direita, assim como o PSDB, e isso é muito perigoso.

A falta de fidelidade às ideologias, implicam em falta de caráter também, indicando que quinhentos anos de história do Brasil não foram suficientes para mudar a cabeça de nossos políticos.

Wikipedia: "Na Ciência política, a esquerda é considerada a posição que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, em referência à disposição dos assentos no parlamento; o grupo que ocupava os assentos da esquerda apoiavam as mudanças radicais da Revolução, incluindo a criação de uma república ou o parlamentarismo da Inglaterra e a secularização do Estado. Um conceito distinto de esquerda originou-se com a Revolta dos Dias de Junho em 1848. Os organizadores da Primeira Internacional se consideravam os sucessores da ala esquerda da Revolução Francesa. O termo "esquerda" passou a definir vários movimentos revolucionários na Europa, especialmente socialistas, anarquistas e comunistas. O termo também é utilizado para descrever a social democracia e o liberalismo social (diferente do liberalismo econômico, considerado atualmente de direita).

A esquerda normalmente implica em oposição, busca de mudanças.

Na França, a República fazia  oposição à monarquia, promovendo a Revolução Francesa. Já nos EUA, a esquerda é defendida pelos democratas, ou era, até assumirem o poder.

Mesmo assumindo o poder, ainda restou uma linha divisória entre os Republicanos (direita) e os Democratas (esquerda). Como podemos notar, entre os republicanos franceses e os republicanos americanos, houve uma certa mudança.

A linha divisória que se manteve foi justamente o fato de a direita ser conservadora, enquanto a esquerda é mais voltada às mudanças, portanto liberais.

A esquerda tem como base os trabalhadores e, controlando o PT, o Clube de Bilderberg brasileiro conseguiu ter um controle quase completo do poder. Se o Wikileaks trabalha para a CIA, isso também poderia explicar como o PT deixou a Polícia Federal atuar, mesmo atingindo seu próprio partido e partidos aliados, mas isso ainda não foi muito bem explicado.

O conceito de justiça social e ética, defendido pelos liberais, não é reconhecido pelos conservadores. Isso explica a defesa constante das leis, por parte da direita.

Os grupos de centro esquerda são, ou deveriam ser: Social democratas, progressistas e ambientalistas.

Os liberais de esquerda e de direita defendem: União civil dos homossexuais, descriminalização do aborto, legalização da maconha. Parte da ala da esquerda é liberal nos costume e na política, parte deles sãp liberais na política mas conservadores nos costumes, como é o caso dos partidos ligados a igreja.

Partidos de extrema-esquerda:

PC do B

PCB

PSOL

PSTU

PCO

Centro-Esquerda:

PRB

PSB

PPS

PDT

PT

Assim como a extrema-esquerda brasileira não considera o PT um partido de esquerda, devido às suas alianças políticas, segundo a Ciência Política, o PT é um partido de centro-esquerda.

Nos EUA, acontece a mesma coisa. O Democrata é um partido de centro-esquerda, por estar a esquerda dos republicanos, mas não é necessariamente um partido de esquerda.

Fonte: Wikipedia


Texto: By Jânio





10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem observado, Janio. Os partidos se posicionam de acordo com seus próprios interesses. Direita, Centro e Esquerda no Brasil não existem há muito tempo. Todos têm um discurso maravilhoso, mas a prática se afunila ao bem-estar de seus integrantes. Lembra do PT, quando surgiu? Então, pregava uma coisa e hoje está longe do caminho proposto pela sigla - prova é que até se aliou ao PMDB. Ideologia partidária? Por aqui é bobagem pura - só querem saber de defender os "seus". Nossos políticos são capazes de fechar acordo com o "diabo" no caso, o mais ferrenho adversário, para se manterem no poder. São um bando de hipócritas que se aproveitam da ignorância do povo. A falta de ideologia é tanta que mudam de sigla num piscar de olho. É só aparecer oportunidade pra isso. O exemplo vivo é a criação do PSD - esse partido recebeu políticos de todas as agremiações e acabou sendo a janela dos infiéis. Gostei da sua postagem, amigo. Parabéns e sucesso.

Jânio disse...

Olá Ródrio:

É isso mesmo que você disse.

A única coisa que eu acho que o PT acertou, foi liberar a Polícia Federal para atuar, mesmo a contra gosto do STF, aliás o STF é o grande culpado pela falta de vergonha de nossos políticos.

Se o STF segue o Governo e se o governo trabalha para os banqueiros, então, isso explica tudo.

ABS

Anônimo disse...

E pelo que parece eles estão tentando barrar a lei da ficha limpa de novo. É completamente absurdo isso.

Anônimo disse...

PCdoB extrema esquerda? Qué isso...

Anônimo disse...

O PT é um partido de extrema cara-de-pau, que vive tentando tapar o sol com uma lupa.

Anônimo disse...

Primeiramente parabens pelo blog, voltarei mais vezes...

A política brasileira é embasada no interesse. Os políticos perderam os verdadeiros valores. Eles (politicos) deveriam ser apenas uma parcela do povo que foram escolhidos para representar um interesse comum, porém eles se acham uma parcela a parte da sociedade, confabulam e se acertam sempre querendo tirar vantagem...

Porém não adianta somente criticá-los, pois eles são um reflexo da sociedade que os elege. Quantos desses políticos que não estão envolvidos em corrupção, e mesmo assim são eleitos?

Quando nós começarmos a mudar a nós mesmo, as coisas começam a mudar...

Abraços...

Jânio disse...

Olá Anônimo 1:

Eles podem até tentar ma, se conseguirem, terão conseguido desagradar um grupo de pessoas engajadas que vão pegar pesado com eles, disso eu não tenho dúvidas.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 2:

Pelo menos deveriam, seguindo o marxismo-leninismo.

ABS

Jânio disse...

Olá Anônimo 3?

...infelizmente, antes ainda era pior.

Vamos torcer para que a nossa política tome novos rumos.

ABS

Jânio disse...

Olá Luiz:

Eu acho que no caso do Brasil, os políticos são o reflexo deles mesmos e desse sistema elitizado.

É por isso que eles tem tanto interesse em conspirar contra as minorias, criando intrigas e sendo apoiados por instituições milenares que tem interesse na elitização.

Enquanto eles andam com quatro seguranças armados, o povo anda de transporte coletivo ou bicicleta.

Eu já tentei seguir essa linha de pensamento, onde o povo é culpado, mas cheguei a conclusão que não é bem assim.

Casos como o do Panamericano mostram como estamos abandonados, controlados por um sistema de eleite.

Poderíamos boicotar o SBT, mas o patrão tem 4,5 bilhões de reais para comprar os melhores conteúdos do mundo, além de trabalhar para o governo, devolvendo as gentilezas do Banco Central.

Alguém sabe o que aconteceu com o Chico da Fossa? - Depois do caso PC Farias, parece que eles aprenderão a limpar a sujeira, mandando tudo para embaixo da terra, de preferência, terras da Suíça ou Ilhas Cayman.