sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Empresas de tecnologia descobrem potencial dos autistas



Empresas de tecnologia da informação descobriram o potencial dos autistas e já estão selecionando os primeiros grupos para serem contratados.

Os autistas se destacam pela excepcional habilidade de buscar e reconhecer erros porque são pessoas muito perfeccionistas, ligadas em detalhes e podem ficar concentradas durante muitas horas.

Os autistas têm habilidades lógicas e analíticas muito desenvolvidas, assim como seriedade e tolerância zero aos erros.

A diretora de Diversidade e Integração da empresa, Anka Wittenberg disse à Agência Efe que começaram em 2011 um projeto similar na Índia, onde trabalharam com autistas e comprovaram que o autismo e a tecnologia de informação se dão bem, especialmente em testes e controles de garantia de qualidade e consultores.

Entre as empresas interessadas estão:

Auticon - Alemanha

Microsoft - EUA

Siemens

Nordea - Suécia

TDC - Dinamarca

Sap

Comentário: Depois do sistema escravagista da revolução industrial, Henry Ford se destacou pela sua famosa linha de produção e se tornou o primeiro grande capitalista a emburrecer a sociedade com sua inteligência. Charles Chaplin escancarava esse problema em "Tempos Modernos", chegando a enlouquecer.

Independente de ser capitalista ou não, a elite sempre sonhou com um sistema de produção que pudesse minimizar os custos e maximizar os lucros, independentemente das condições que as pessoas pudessem suportar, a linha de produção foi apenas um dos movimentos nesse sentido.

Acontece  que as pessoas pensam, são livres e lutam por direitos e formas de melhorar o seu modo de vida, o que é incompatível com qualquer sistema político ou econômico do mundo.

A ideia de aproveitar a mente dos autistas é meio discutível e polêmica, eu tenho receio sobre as consequências disso no futuro.

Um autista é como uma criança, inocente e ingênua. Explorar sua capacidade parece um tanto quanto oportunista, pelo menos do ponto de vista econômico financeiro. É preciso muita cautela com isso.

Comentário: By Jânio

Fonte:   MSN

Homem do braço de ouro

O incrível bebê de 29 anos

2 comentários:

Danilo disse...

concordo com o comentário, mas se essa "exploração" for de uma maneira sadia, regulamentada e fiscalizada todos saem ganhado, na teoria é claro!

Jânio disse...

Olá Danilo:

Então, rapaz, eu sempre tive consciência do potencial dos autistas, não necessariamente na área de informática ou outra tecnologia, mas de um modo natural, geral. A ideia de aproveitar a capacidade de concentração de alguém tão inocente, para mim, seria como enviar crianças para o trabalho, ou contratar padres e pastores para trabalhar em bancos e financeiras.

Pelo que eu tenho conhecimento, os autistas tem uma pensão três vezes maior que um aposentado comum, inclusive eu já vi famílias inteiras vivendo às custas destes autistas. Nesse caso específico, a exploração é criminosa.

Eu acho que essa história ainda vai gerar muita polêmica.

ABS