quarta-feira, 27 de abril de 2011

Burguesia - Ricos modernos




Wikipedia: "A burguesia é uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias) e prestação de serviços (atividades financeiras)."

No início de sua formação, a burguesia não tinha interesse em poder e riquezas, suas atividades eram decorrentes de sua falta de opção. Viviam em pequenas cidades, protegidas por muros, burgos, enquanto as pessoas mais pobres que viviam fora dos burgos eram chamadas de extraburgos.

Com o crescimento das cidades, os burgueses tornaram-se mais importantes, criando suas primeiras organizações, artesãos e comerciantes formaram as guildas, promovendo o comércio. A consciência corporativa dessas associações, levou-os a objetivar os interesses de sua própria classe social.

Ainda na Idade média, esses burgueses aliaram-se à nobreza, através de casamentos, enfraquecendo o sistema feudal e, consequentemente, passando à ser a classe governante de nação-estados industrializados.

O crescimento burguês fez com que essa classe social chegasse ao topo da hierarquia, enquanto surgia a classe trabalhadora, operária, o proletariado, uma classe empregada pela burguesia.

Os burgueses tornaram-se mais ambiciosos, mesmo assim, mantinham sua tradição de desenvolvimento tecnológico e educativo.

A educação deixou de ser atividade religiosa, passando a ser parte do processo social burguês.

Essas mudanças foram fundamentais para que a nobreza promovesse novas revoluções na busca de atender os anseios burguês e da própria nobreza, acabar com os monopólios.

Novas idéias surgiram na era do pensamento, mas a filosofia passava a ter suas idéias fundamentadas no povo (burguês), nada faria sentido sem a organização e a participação burguesa.

O acordo entre o governo e o pequeno burguês (classe média), fez com que os governos desenvolvessem sistemas cada vez mais sofisticado de controle da sociedade.

Quando há uma crise, a burguesia não cede recursos e privilégios, quem sofre as consequências é o proletariado.

Há um ditado que diz que quem trabalha não tem tempo de contar o dinheiro. Esse ditado pode ser aprofundado, quem trabalha não tem tempo de pensar, estudar, organizar-se.

Poderíamos incluir aqui a TV, uma forma perfeita de anestesiar o espírito rebelde dos trabalhadores desfavorecidos. A igreja, naturalmente tem a sua culpa.

Quando um cidadão da classe baixa começa a se desenvolver - É, o capitalismo propicia isso - organizações secretas, ou não, saem a sua caça, para evitar mudanças no sistema.

Além de ser a base para o capitalismo, democracia, etc., a burguesia, naturalmente, opõe-se ao socialismo, em defesa de suas riquezas. Prega a idéia de que o comunismo tornará as pessoas pobres e sem nenhuma propriedade ou bens. Essa idéia deu certo até agora.

Na origem histórica, a união da burguesia e a nobreza fez com que as duas classes se tornassem cúmplices, criando o monopólio do poder, mas abolindo outros tipos de monopólios, onde os senhores feudais deixavam de competir pelo controle do Estado.

Houve estabilidade e os intelectuais passaram a ser fundamentais no desenvolvimento do absolutismo, totalitarismo e outras formas de governo.

Os intelecturais fiéis ao marxismo, esquecem a origem histórica. Nesse caso, o conceito de burguesia passa a designar os empregadores, período posterior à revolução indústrial, diretamente relacionado ao capitalismo.

Notem que o movimento burguês influenciou o mundo inteiro, alguns posicionando-se a favor e outros contra. O problema não está na burguesia, mas na forma como ela se tornou.

Fonte

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Janio!

Penso que os burgueses, mesmo nos primórdios da consciencialização de classe, para além de aspirarem à riqueza, o poder politico era um dos seus fitos. De notar que, eles eram homens livres, ao passo que os camponeses eram homens "acorrentados", primeiro aos senhores feudais, mais tarde aos grandes latifúndios da nobreza e dos burgueses (que entretanto, com o seu dinheiro, começaram a apoderar-se das terras e dos títulos da nobreza). Eram em maior quantidade, mais ágeis e sem os vícios consumistas dos nobres feudais.

Quanto aos camponeses, devido à dependência da terra que não eram deles, eram pouco mais que escravos, daí que a sua consciencialização enquanto classe social, se desse muito mais tarde.

Mas, com a revolução industrial, tudo se alterou e os burgueses tomaram diversos caminhos dentro da própria classe. Nasceram outras classes sociais. Por exemplo os movimentos marxistas, para além dos camponeses e empregados fabris, também contavam com o apoio de sectores da pequena burguesia e da burguesia intelectual.

Abração!

Priscila Costa disse...

A sabedoria que vem de Deus é a maior riqueza,
poiis nos instrui para á vida !!!

“Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela... Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida” Provérbios 8.11,19.

Icommercepage disse...

Olá Luisa:

Lendo o seu comentário e baseando-se no que eu tenho lido, fiquei refletindo sobre as transformações da classe burguesa.

Você lembrou bem no surgimento de várias classes, por exemplo, até em relação ao movimento marxista. Muita gente que deveria apoiar as classes operárias, identificam-se mais com os empregadores e executivos.

Eu tenho um amigo que morria de medo do Lula. Dizia ele: "Você está louco rapaz, se o Lula ganhar, ele vai transformar o país em sistema comunista, você vai perder tudo."

Eu lhe perguntei: "Perder o quê? Eu não tenho nada."

Só existe uma coisa pior do que ser acomodado, sonhar com o dinheiro dos outros. Nossos pobres não entende o sistema elitizado, por isso, acham que tudo está certo, inclusive defendendo a classe opressora.

Enquanto isso, a classe média baixa, que também é operária, pois trabalha de empregado(a), identifica-se mais com a classe média alta, pela sua semelhança.

No fundo estamos todos sendo usados. Quando lutamos, lutamos na hora errada, pelos motivos errados.

ABS

Icommercepage disse...

Olá Priscila:

Não há o que se discutir, quando se trata de palavras santas da Bílblia, não é mesmo.

...e quanto a nova idade média se instaurar, tudo o que teremos será a nossa fé, mas ela é tudo, portanto não nos faltará nada.

ABS

adrianonascimento disse...

O marxismo, socialismo e comunismo, seria um contra ponto ao capitalismo?
Não, pois experiencias não assumidas pelos marxistas, todas elas deram errado e trouxeram muitos males para humanidade. A realidade é que democracia, liberalismo e capitalismo, traz de qualquer forma o bem estar de um povo..o resto e experiencia social que deu errado..

Jãnio disse...

Olá Adriano:

Eu considero o comunismo uma utopia, um sonho que até hoje é sonhado por artistas e idealistas.

A base de uma sociedade justa é a democracia, mas não a democracia demagógica que nossos políticos pregam, mas sim uma democracia justa.

Eu estou muito otimista quanto ao crescimento de orgs pelo mundo, tirando as orgs usadas para lavagem e como meio de burlar impostos, as orgs sérias serão sem dúvida ferramentas fundamentais para a conscientização do voluntáriado e da luda por direitos do povo.

ABS

robert disse...

achei bom esta pagina porque retrata bem o que ocorreu na quele tempo.....

janio disse...

Olá Robert:

Fico feliz que tenha gostado da página.

Você reparou na qualidade dos comentaristas, não é mesmo:

Com comentaristas assim, nem precisamos de post.

ABS