quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desafios da nanotecnologia




Em um dia não muito distante, em um vilarejo remoto, um profissional irá colocar uma gota de sangue de um paciente em um pedaço de plástico do tamanho de uma moeda e, em poucos instantes, todo o diagnóstico desse paciente estará pronto, incluindo a detecção de doenças infecciosas como malária, HIV/AIDS, desequilíbrios hormonais e até mesmo o câncer.

Essa notável peça de plástico é chamada de "lab-on-a-chip", e é um dos produtos mais revolucionários no campo da nanotecnologia, capaz de revolucionar a vida de milhões de habitantes pobres no mundo inteiro.

A nanotecnologia é relativamente barata, mas já recebe atenção especial de organismos internacionais como a ONU.

Comentário: Um dos obstáculos enfrentados pelas pesquisas são os interesses econômicos das empresas interessadas nesse desenvolvimento. Essas empresas mantém em segredo as suas pesquisas, que serão comercializadas a preço de ouro no futuro.

Trata-se de uma concorrência desleal, já que as ONGs tornam públicas suas pesquisas. Com essas descobertas, empresas privadas podem acelerar o processo de desenvolvimento de produtos comerciais que passarão a ser patenteados e liberado para o mercado de acordo com a reserva tecnológica, ou seja, estratégia de lucro, como é feito no Japão.

É por causa dessa tal reserva tecnológica que muitas pesquisas nunca foram concluídas, como são os casos das energias renováveis, alternativas, etc.

Pesquisadores da Universidade de Toronto reuniram 63 especialistas para classificar as aplicações de nanotecnologia mais importantes para os países em desenvolvimento. O resultado criou uma lista de áreas que serão beneficiadas por essas tecnologias.

01 - Produção, conversão e armazenamento de energia

02 - Aumento da produtividade agrícola

03 - Tratamento de água

04 - Triagem e diagnósticos de doenças

05 - Sistema para drogarias e farmácias

06 - Processamento e armazenamento de alimentos

07 - Tratamento contra a poluição do ar

08 - Construção

09 - Vigilância sanitária

10 - Monitoramento e controle de pragas

Fonte: Sciencedaily

Combutador biológico

Exoesqueleto - Super-herói real

Fisica quântica vai revolucionar a internet

4 comentários:

tedioso.com disse...

Não entendi? A Nano tecnologia é uma coisa barata e será comercializada a preço de ouro?

Em minha humilde opinião, acho na verdade a Nano tecnologia uma tecnologia muito cara como qualquer tecnologia de ponta.

O que pode baratear uma tecnologia, é sua comercialização em larga escala. Mas isso também leva um tempo para acontecer.

Eu sou um aficionado por tecnologia , e graças a Deus vivo em um período que estamos completamente imersos nela.

Jânio disse...

Olá Jacques:

Eu não expressei bem meu ponto de vista.

A nanotecnologia é barata apenas no sentido de que qualquer país poderá pesquisar e desenvolver, portanto terá acesso. Nanotecnologia, biotecnologia, é bem diferente de tecnologia de outras que podem ser muito caras, como enviar um homem para marte, além disso, a nanotecnologia é estratégica para os astronautas.

Resumindo, se um país como a China, Índia ou Brasil, podem desenvolver algumas tecnologias, poderão se beneficiar disso, exceto se o capitalismo achar que deve controlar tudo, como poderia ocorrer na área de medicina. Felizmente somos os primeiros no ranking de quebra de patente rsrsrs

Você disse uma coisa muito importante, produção em grande escala. Eu espero que isso acontece com todos os produtos nanotecnológicos e que nenhum deles seja monopolizado.

ABS

Flávio Augusto disse...

Acho que o que ele quis dizer que a matéria-prima para a produção é barata, pode ser que as pesquisas tenham custado muito caro mas o produto final tem preço acessível.
A questão é a mesma que envolvem medicamentos, pra quê vender algo barato se a demanda é grande e só eu produzo?

Jânio disse...

Olá Flávio Augusto:

É por aí mesmo.

Os grandes empresários sempre acham uma forma de controlar o merca, mesmo que a maior parte da pesquisas tenham sido desenvolvidas pelas ONGs.

Além disso, as empresas só investiriam em pesquisas se tivessem certeza de um lucro de, no mínimo, 10 vezes mais do que o normal, o que é um absurdo.

Pesquisa barata, para mim, são as áreas onde o Brasil vem se destacando durante décadas. O Brasil é reconhecido por ter desenvolvido um sistema de programação revolucionário para super computadores, isso ainda na época do governo militar. Até o programador da NASA é brasileiro.

Na biotecnologia, o Brasil vem se destacando, graças ao esforço dos estudantes de universidades de ponta.

Finalizando, é bom lembrar que o Brasil não investe em nada que seja voltado para o desenvolvimento do país, exceto se tiver algum magnata ou banqueiro disposto a pagar uma boa propina.

ABS