Brasil cai de 48ª para 56ª posição entre os 148 países mais competitivos do mundo, pelo Relatório Global de Competividade do Fórum Econômico Mundial (WEF). No IMD o Brasil ficou em 51ª, entre 60.
"A Suíça liderou a lista das economias mais competitivas pelo quinto ano seguido no ranking do WEF e, em 2013, foi seguida por Cingapura e Finlândia, assim como no levantamento anterior. Alemanha e Estados Unidos completam os cinco primeiros postos.
BRICs: China 29ª, Africa do Sul 53ª, Brasil 56ª, India 60ª, Rússia 64ª.
América Latina: Chile 34ª, Panamá 40ª, Costa Rica 54ª, México 55ª, Argentina 104ª, Venezuela 134ª.
Posição do Brasil: Eficiência do Mercado de Bens 123ª
Questões regulatórias 139ª
Tarifas internacionais 126ª
Tamanho do mercado 9ª
Comentário: Como podemos notar, o Brasil adota o tradicional sistema de mercado fechado, protecionista, muito útil em tempos de crise, mas que demonstra incompetência em termos de competitividade. O mercado é gigantesco, está em 9ª, o PIB ainda é melhor, 6ª.
Tudo isso sem investir nada em infraestrutura, ouvi dizer que o governo pretende duplicar rodovias para depois privatizá-las, um negócio da China porém, aqui, será privatizado.
Não se esquecendo que o governo foi quem mais investiu em obras privadas para a realização da Copa, o que irritou muito os ativistas, já que isso não aconteceu em nenhum outro lugar do mundo. Agora, o governo pretende ajudar os especuladores do dólar, coisa que FHC fazia muito bem.
Talvez a popularidade da Presidente atá aumente, levando-se em conta que o governo está adotando estratégias de redistribuição de rendas para os ricos.
Eu só quero saber quanto tempo vai durar essa farra, já que as novas gerações não tem a mínima intenção de serem escravos.
O Paraná já é o 3ª estado com mais caixas eletrônicos explodidos e isso demonstra que muita gente sabe onde está o dinheiro, deixando de assaltar velhinhas nas ruas, ou tirar doce de criança.
comentários By Jânio
Fonte dos dados: Estadão
Top países em ambiente de negócios
Melhores países em IDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário