quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Leituras de pensamento



Treinar e ensinar técnicas novas para uma pessoa, requer muita atenção. Os orientais por exemplo, antes de passar as técnicas de artes marciais para uma pessoa, submetem-na  a uma série de testes para ver se ela está preparada para receber os preciosos ensinamentos.

Depois de o cinema brasileiro perder o medo de mostrar nossa realidade e voltar às suas origens, através do filme "Cidade de Deus", foi a vez do Capitão Nascimento de "Tropa de Elite", mostrar o outro lado dessa mesma realidade. Filmados praticamente ao mesmo tempo, o cinema brasileiro dava ares de Hollywood, ou seria Atlantida?

Agora, era o comandante de um grupo especial de operações da polícia quem testava a verdadeira vocação de seus comandados...

Quando eu conheci a plataforma Wordpress, não demorou muito para eu descobrir as possibilidades de seu painel administrativo. Descobri até demais quando, sem querer, eu acabei entrando na administração do My1blog, o que me forçou a pedir desculpas para o seu gerente e ainda explicar como eu fora parar ali por engano.

A combinação Google Analitics, del-icio-us, navegador e Wordpress, entre outras ferramentas, permite que possamos ler os pensamentos das pessoas. Quando algum voluntário como eu digita sua busca, isso é registrado no sistema administrativo da Wordpress.

Eu fiz questão de passar isso minuciosamente para os leitores, e tudo estava indo muito bem, até que algum espertinho começou a usar essa técnica contra mim.

Tudo era muito simples: Quando o sistema rastreava uma busca, eu já sabia de uma notícia nova antes das outras pessoas. Isso era fácil de analisar enquanto o blog era pequeno e eu ainda não tinha tantos textos virais publicados.

Quando o blog cresceu, eu passei a me concentrar mais nos virais e no gosto do leitor, eu também já tinha uma certa experiência em textos.

...mas tinha um espertinho que usava essa técnica contra mim, e eu me perguntava porque ele escolhera logo eu para ler meus pensamentos.

Quando eu iniciava uma pesquisa, algumas demoravam dias ou até uma semana, alguém sempre publicava o tema antes de mim, pior, com um formato bem reduzido. 

Eu ficava me perguntando o porque de alguém chegar sempre a minha frente, concluí que seria através do painel administrativo da Wordpress. Todos nós blogueiros sabemos o quanto é difícil ter uma boa idéia, depois de vários anos blogando, por isso algumas vem dos próprios internautas.

Foi por isso que eu passei a usar a Wikipedia. A Wikipedia possui muitas ligações por hipertextos, evitando que façamos pesquisas.

A pesquisa no Google é necessário só para iniciarmos a navegação pela Wikipedia. Os textos da Wikipedia são tão interessantes que esquecemos até o que estávamos procurando no início.

Fazer pesquisas sobre temas mais sofisticados, evita que copiem nossas idéias antes de nossa publicação, também evita que fiquem lendo nossos pensamentos.

By Jânio

Postar um comentário