sábado, 20 de agosto de 2011

Necessidades fisiológicas


Eu já disse para vocês que fazer cocô, faz bem para a saúde? Não? - Então eu acho que foi no outro site.

Vocês nem imaginam como o simples ato de fazer cocô, pode mudar a percepção do homem sobre a sua própria natureza.

Isso me faz lembrar do primeiro ano escolar, em pleno governo militar. Algumas crianças tinham tanta vergonha de pedir para ir ao banheiro, que faziam xixi na própria roupa.

Os professores até tentavam amenizar o problema, explicando, mas como essa não era a sua prioridade ali, o resultado todo mundo pode imaginar, não é mesmo?

É muito fácil para um adulto, pedir para ir ao banheiro, mas para uma criança, nem tanto. Eu diria até que certas coisas só aprendemos quando não precisamos mais.

O termo pode até parecer sofisticado, se eu disser: "Eu preciso fazer minhas necessidades fisiológicas".

Esta é uma daquelas frases que aprendemos a falar, sem antes sabermos o que ela significa.

...e não é para menos, afinal, saber o que significa fisiologia, significa fazer uma viagem no tempo, rumo ao passado, ou à Wikipédia. rs

Então, vamos lá?

WIKIPEDIA: "A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas, inclusive da saúde como Medicina Veterinária,Medicina, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Terapia Ocupacional dentre outras biológicas."

Isso já foi motivo de discussão entre mim e um físico, quando eu perguntei qual era a relação entre o corpo humano (biológico) e o mundo subatômico (física). Na realidade tudo está relacionado, não só a biologia e a física, como a física e a astronomia.

Eu diria até que o fato de grandes nomes terem se destacado através da física, o fato do mundo ser explicado através dela, levou-nos por um caminho obscuro, distinto do que teria sido sob outros pontos de vista do conhecimento humano.

Resumindo: Necessidade fisiológica seria uma necessidade natural, necessária ao funcionamento normal do corpo humano.

By: Jânio


9 comentários:

Cecilia sfalsin disse...

Ei Jânio,

(risos)que tema engraçado até pra se comentar, mas realmente no meu tempo de escola primária eu tinha vergonha de pedir pra ir fazer xixi, portanto que já fiz na roupa, dentro da sala,(risos), e olha usar este termo necessidades Fisiológicas é algo que creio que quase ninguém usa, o termo mesmo é fazer cocõ...rsrsrsrsrsrsrs...este negócio de nomes difíceis se torna difícil fazer a necessidades...(risos)

Abraçosss

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo JÂNIO:
Muito boa à matéria.
Lendo o seu artigo relembrei de um amigo que só fecha um negócio depois de recolher por horas em um WC. Segundo ele, é nesse momento de grandes descargas que manda para o espaço- cano, tubo- todas as energias negativas recebidas no cotidiano e tem mais. Ele afirma categoricamente que é durante a evacuada que ele se sente inspirado para planejar o seu mais bem sucedido empreendimentos e indo além, sem nenhum exagero, certo dia eu precisei ir à casa dele e precisei aguardá-lo por mais de uma hora e meia por estava no seu confortável WC e quando saiu trouxe uma em suas mãos uma parafernália de livros e jornais. Interessante isso.
Parabéns por mais uma excelente matéria.
Abraços,
LISON.

Jânio disse...

Olá Cecília:

Necessidades fisiológicas é o máximo que se pode fugir do assunto rsrsrsrs

Todo mundo já passou por momentos como esses, de não conseguir se segurar, alguns se saem melhor, outros nem tanto. Haja criatividade nessas horas rsrsrsrsrsr

ABS

Jânio disse...

Olá Lison:

O caso de seu amigo não é tão incomum, a gente vê muito isso em filmes e histórias dramáticas ou comédias, mas a descrição que você fez, é essencial para que possamos entender de fato esse comportamento.

Muita gente vai no banheiro, quando tem de viajar. Levando-se em conta que a viagem é uma forma de combater o estresse, relacionamos intuitivamente a "viagem" intestinal ao banheiro como parte da viagem.

ABS

Unknown disse...

tudo isso por causa de um coco?

Jânio disse...

Olá Skeard:

Eu conheço muitas e muitas histórias sobre cocô, infelizmente, não dá para colocar aqui.

A falta de cocô é a morte, por isso é bom termos atenção rsrsrsrs

Necessidades fisiológicas não está restrito ao cocô, e eu estava mais interessado no conceito da fisiologia, mas deu nisso rsrsrsrsrs

ABS

Jânio disse...

Olá tecg:

Já estamos indo, meu amigo.

Obrigado pelo convite.

ABS

Anônimo disse...

Fisiologia e igual a sexo...?????

Anônimo disse...

Olá Anônimo:

A atividade sexual é apenas uma parte da fisiologia. A fisiologia estuda todas as necessidades do ser humano, desde a respiração e a fome, até o comportamento sexual.

ABS