sábado, 20 de agosto de 2011

Necessidades fisiológicas


Eu já disse para vocês que fazer cocô, faz bem para a saúde? Não? - Então eu acho que foi no outro site.

Vocês nem imaginam como o simples ato de fazer cocô, pode mudar a percepção do homem sobre a sua própria natureza.

Isso me faz lembrar do primeiro ano escolar, em pleno governo militar. Algumas crianças tinham tanta vergonha de pedir para ir ao banheiro, que faziam xixi na própria roupa.

Os professores até tentavam amenizar o problema, explicando, mas como essa não era a sua prioridade ali, o resultado todo mundo pode imaginar, não é mesmo?

É muito fácil para um adulto, pedir para ir ao banheiro, mas para uma criança, nem tanto. Eu diria até que certas coisas só aprendemos quando não precisamos mais.

O termo pode até parecer sofisticado, se eu disser: "Eu preciso fazer minhas necessidades fisiológicas".

Esta é uma daquelas frases que aprendemos a falar, sem antes sabermos o que ela significa.

...e não é para menos, afinal, saber o que significa fisiologia, significa fazer uma viagem no tempo, rumo ao passado, ou à Wikipédia. rs

Então, vamos lá?

WIKIPEDIA: "A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas, inclusive da saúde como Medicina Veterinária,Medicina, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Terapia Ocupacional dentre outras biológicas."

Isso já foi motivo de discussão entre mim e um físico, quando eu perguntei qual era a relação entre o corpo humano (biológico) e o mundo subatômico (física). Na realidade tudo está relacionado, não só a biologia e a física, como a física e a astronomia.

Eu diria até que o fato de grandes nomes terem se destacado através da física, o fato do mundo ser explicado através dela, levou-nos por um caminho obscuro, distinto do que teria sido sob outros pontos de vista do conhecimento humano.

Resumindo: Necessidade fisiológica seria uma necessidade natural, necessária ao funcionamento normal do corpo humano.

By: Jânio


Postar um comentário