quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desafios da nanotecnologia




Em um dia não muito distante, em um vilarejo remoto, um profissional irá colocar uma gota de sangue de um paciente em um pedaço de plástico do tamanho de uma moeda e, em poucos instantes, todo o diagnóstico desse paciente estará pronto, incluindo a detecção de doenças infecciosas como malária, HIV/AIDS, desequilíbrios hormonais e até mesmo o câncer.

Essa notável peça de plástico é chamada de "lab-on-a-chip", e é um dos produtos mais revolucionários no campo da nanotecnologia, capaz de revolucionar a vida de milhões de habitantes pobres no mundo inteiro.

A nanotecnologia é relativamente barata, mas já recebe atenção especial de organismos internacionais como a ONU.

Comentário: Um dos obstáculos enfrentados pelas pesquisas são os interesses econômicos das empresas interessadas nesse desenvolvimento. Essas empresas mantém em segredo as suas pesquisas, que serão comercializadas a preço de ouro no futuro.

Trata-se de uma concorrência desleal, já que as ONGs tornam públicas suas pesquisas. Com essas descobertas, empresas privadas podem acelerar o processo de desenvolvimento de produtos comerciais que passarão a ser patenteados e liberado para o mercado de acordo com a reserva tecnológica, ou seja, estratégia de lucro, como é feito no Japão.

É por causa dessa tal reserva tecnológica que muitas pesquisas nunca foram concluídas, como são os casos das energias renováveis, alternativas, etc.

Pesquisadores da Universidade de Toronto reuniram 63 especialistas para classificar as aplicações de nanotecnologia mais importantes para os países em desenvolvimento. O resultado criou uma lista de áreas que serão beneficiadas por essas tecnologias.

01 - Produção, conversão e armazenamento de energia

02 - Aumento da produtividade agrícola

03 - Tratamento de água

04 - Triagem e diagnósticos de doenças

05 - Sistema para drogarias e farmácias

06 - Processamento e armazenamento de alimentos

07 - Tratamento contra a poluição do ar

08 - Construção

09 - Vigilância sanitária

10 - Monitoramento e controle de pragas

Fonte: Sciencedaily

Combutador biológico

Exoesqueleto - Super-herói real

Fisica quântica vai revolucionar a internet