quarta-feira, 25 de junho de 2014

Grupos terroristas mais ricos da Terra




07 - Boko Haran - 70 milhões de dólares

Boko Haram é um grupo terrorista da Nigéria que está tentando derrubar o governo do país e torná-lo um Estado muçulmano secular. Entre os ataques mais violentos do grupo estão o bombardeio da sede da ONU e o seqüestro de 240 alunos de uma escola no norte do país, em abril deste ano. Segundo o site 'Vestifinance', os terroristas do Boko Haram conseguiram reunir um orçamento de mais de US $ 70 milhões de dólares no  período de 2006 a 2011.

06 - Lashkar-e-Toiba - 100 milhões de dólares ao ano

Enquanto os assassinos do Boko Haram dispoem de dezenas de milhões de dólares para seus ataques violentos, os seus "colegas" do grupo terrorista paquistanês Lashkar-e-Toiba recebem US $ 100 milhões de dólares por ano. O grupo, conhecido por seu cinismo e hipocrisia, é dono de muitas escolas e hospitais no Paquistão, no entanto, continua assassinando em seu próprio país e, claro, odeia a Índia. A maior parte do financiamento é destinado ao terrorismo em forma de doadores interessados em suas atividades, pessoas e instituições islâmicas.

05 - Al Qaeda - 100 milhões de dólares ao ano

Um dos grupos terroristas mais conhecidos, principalmente por seu ataque às Torres Gêmeas em Nova Iorque, em 11 de Setembro de 2.001. Al Qaeda marcou o início de uma guerra em grande escala dos EUA contra o terrorismo dos países do Oriente Médio.

O grupo, que prefere os atentados suicidas, opera desde 1.980. A vantagem principal do Al Qaeda é sua conexão com dezenas de outros grupos e o controle de fluxo efetivo. Quando o governo americano declarou  guerra a organização,  seu capital era estimado em 30 milhões, entretanto, o valor já chega a 100 milhões ao ano.

04 - Talibã - 400 milhõe de dólares ao ano

O famoso movimento talibã é um dos grupos terroristas mais ricos e mais diversos do mundo. Os talibãs operam no Afeganistão e obtêm cerca de 400 milhões de dólares ao anos, principalmente através das vendas de drogas. Os terroristas também participam do tráfico de pessoas, extorsão, e recebem doações de organizações islâmicas radicais.

03 - Ira - 450 milhões de dólares ao ano

O Exército Republicano Irlandês (IRA)  luta contra a influência britânica, tratando de conseguir a separação completa da Irlanda do Norte do Reino unido.

O grupo se opõe às forças de segurança britânicas e grupos paramilitares protestantes. O IRA é uma das maiores organizações da Europa em lavagem de dinheiro, com muitas empresas em todo o Reino Unido, que utilizam para financiar suas atividades. O Exército Republicano é considerado um grupo terrorista, já que os atentados são a principal forma de alcançar seus objetivos.

02 - Farc - 01 bilhão de dólares ao ano

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo ou FARC-EP é um grupo guerrilheiro que se auto-proclama marxista-leninista que atua na área geopolítica desde 1.960, lutando contra o capitalismo americano. Suas ações consistem em guerra de guerrilhas, assassinato de civis, membros do Governo, policiais e militares, sequestro com fins políticos ou extorsivos, atentados com bombas e armas convencionais.

De acordo com um relatório elaborado pelo governo da Colômbia, as FARC obtêm 78% de financiamento do narcotráfico, obtendo mais de um bilhão de dólares ao ano, só com vendas de drogas. Entre outras fontes de recursos estão os sequestros e roubo.

Vale ressaltar que enquanto muitos Estados entre os quais se encontra a Colômbia, Chile, Peru, EUA, Canadá, Nova Zelândia, e os membros da União Europeia, consideram as FARCS um grupo terrorista , os governos de outros países  como, por exemplo, Brasil, Argentina, Venezuela e Equador, não consideram essa qualificação.

01 - EIIL - 02 bilhões de dólares

O grupo Yihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), que aterroriza atualmente o Iraque e parte da comunidade internacional, anteriormente fazia parte do Al Qaeda, mas hoje em dia pode se dar ao luxo de atuar de forma independente. A fonte principal de financiamentos, que é estimado em dois bilhões de dólares ao ano, provém da venda de armas e roubo.

O grupo realiza periodicamente ataques contra o setor de petróleo, mas os terroristas não são muito exigentes: roubam e vendem tudo o que tenha valor. Acredita-se que este tipo de tática atraia a novos membros para a EIIL, que lutam não tanto por ideais mas, sim, por dinheiro.

Fonte: RT-TV

Extremistas assustam até os terroristas

Atividade que mais dá lucro