domingo, 2 de março de 2014

Encontrado novo estado da matéria




Um novo estado da matéria que pode se manifestar simultaneamente como cristal e como líquido haveria sido descoberto no lugar menos esperado: nos olhos de uma galinha.

O arranjo incomum de foto-receptores  nos olhos de galinhas, descoberto por físicos das universidades de Princeton e de Washington em San Luis (EE.UU), constitui a primeira manifestação de um possível novo estado da matéria, chamado de hiperuniformidade desordenada em um organismo biológico.

Segundo um estudo publicado na revista especializada "Physical Review E", a descoberta foi feita quando os pesquisadores estudavam os cones ou células da retina, sensíveis a luz, que permitem a percepção de cores. As galinhas e outras aves que são mais ativas durante o dia tem quatro tipos de  cones de cores diferentes: púrpura, azul, verde e vermelho, assim como um quinto tipo necessário para detectar os níveis de luz.

Em muitas espécies de animais os cones estão dispostos em uma estrutura ordenada, mas a sua distribuição nos olhos de uma galinha, à primeira vista parecia caótico. Isto se deve, segundo sugerem os físicos americanos, que em torno de cada cone há uma "zona de exclusão" em que pode haver outros receptores do mesmo tipo, de modo que cada tipo de cone tem seu próprio padrão uniforme. Este fenômeno é chamado de hiperuniformidade desordenada e até agora só foram observadas em seus sistemas inorgânicos, como o hélio líquido ou o plasma.

"Descobrimos que os sistemas físicos tem propriedades exóticas e novas características. À medida que aprendemos mais sobre estes sistemas, entendemos que, na realidade, deveriam ser considerados como um novo estado da matéria", disse salvatore Torquato, um dos coordenadores da pesquisa.

Segundo os cientistas, estas características poderiam ajudar a desenvolver materiais óticos avançados capazes de transmitir a luz com a eficácia de um cristal e a flexibilidade de um líquido.

Fonte: RT

Comentário: Eu não fiquei tão surpreso com esta descoberta, já que a relação entre cristais, cores e visão, já havia sido observada por Isaac Newton há muito tempo atrás, o que me surpreende é o conceito de um novo estado da matéria.

Isto é interessante porque muda o jeito de a gente pensar, como quando criado o conceito da quarta dimensão, o tempo. Agora, o que se cria é o conceito de matéria, a luz, ou melhor, os foto-receptores da luz.

Outra coisa que eu não entendi é porque só os olhos das galinhas, apesar de o texto deixa bem claro que as galinhas e as outras aves que são "mais ativas" possuem essa característica.

Segundo Newton, as cores são apenas ilusão da luz, sendo que a combinação de todas as cores de um arco-íris tornam-se um único branco, ou seja a luz, e isso explicaria o porque de na ausência da luz, as cores desaparecerem.

Sem a luz nada existe aos nossos olhos, com a luz, vem também as cores, as imagens e a visão do mundo universal, tudo em forma de uma maravilhosa ilusão que exige toda a nossa sensibilidade.

Será que nós não possuímos as características dessa matéria? Se não possuímos, certamente possuímos outras muito semelhantes.

Comentary By Jânio

A obscura natureza da mente humana

Percepção do nada

Epilepsia - Quando a mente tem um ataque

O obscuro universo do átomo

Ciência social insensível

Fantasmas existem