quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Celebridades que estiveram na mira do FBI




01 - Pablo Picasso

Embora o pintor espanhol nunca tenha posto os pés nos Estados Unidos, o FBI mantém um grande dossier dedicado a ele, resultado de 25 anos de monitoramento de suas atividades de acordo com as classificações "C" comunista e "S" de subversivo.

02 - Andy Warhol

Este artista polêmico chamou a atenção do departamento para seu filme Lonesome Cowboys, (Cowboys solitários), uma adaptação muito liberal e até mesmo hippie do clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta. Sobre este, o FBI elaborou uma análise detalhada de mais de 70 páginas.

03 - Milton Rogovin

O FBI estava muito interessado nele (e não era no bom sentido), pelo tema de seu trabalho fotográfico, porque sua câmera estava voltada a captar a vida cotidiana da classe trabalhadora nos Estados Unidos, e denunciava os abusos contra eles.

04 - Alexander Calder

Este escultor provocou a antipatia da Bureal of Investigation por suas amizades com alguns comunistas.

05 - Yoko Ono

Ativista na luta contra a guerra, ela ganhou o seu lugar na lista do FBI por suas ideias, ao lado de seu marido John Lennon, rebeldes e opositores assumidos do sistema.

06 - Arnold Mesches

Seu trabalho foi considerado subversivo e comunista, em vários deles aparecia o senador Eugene McCarthy. Eles ficaram no seu encalço por 27 anos, mas nunca conseguiram uma prova concreta contra ele.

07 - Georgia O'Keeffe

Era altamente controversa aos olhos dos federais por sua atuação política.

08 - Thomas Kinkade

Ele era suspeito de manipular fraudulentamente vários investidores para que eles abrissem galerias protegidas por sua reputação artística. Seis dessas pessoas procuraram o FBI em busca de ajuda e solução.

09 - Paul Jackson Pollock

Outro artista de renome mundial proeminente. Foi dito que o trabalho de Pollock foi usado nos tempos da Guerra Fria, como material de propaganda para divulgar a influência do realismo soviético.

10 - Hasan Elahi

Ele foi preso no aeroporto de Detroit, após o desembarque de um voo da Holanda. Elahi liberado, mas não sem antes passar por interrogatórios e detector de mentiras. O FBI avisou que ele deveria avisar, sempre fosse viajar de avião.

Fonte: Garuyo

Morrem agentes do atentado em Boston

Lista negra do FBI