quinta-feira, 22 de maio de 2014

CIA - Seis formas de descobrir uma mentira





Três ex-agentes da CIA revelam as suas competências profissionais no livro "Espionagem da mentira", onde revelam, entre outras coisas, seis sinais que uma pessoa revela inconscientemente para sabermos se ela está mentindo.

Saber detectar se alguém mente para nós é uma habilidade muito útil tanto na vida profissional, como na pessoal, segundo Philip Houston, Michael Floyd e Susan Butcher, autores do livro. Aqui apresentamos um resumo que, com a prática, vai ajudar você a saber se um colega, ou seu filho, ou  seu parceiro, está dizendo a verdade.

01 - Pausa Comportamental ou atraso

Quando você faz uma pergunta a uma pessoa, é muito importante prestar atenção especial na pausa antes de responder, já que esses segundos são um indicador  para saber se a pessoa vai mentir ou dizer a verdade. Embora essa pausa comportamental dependa de muitos fatores, com a prática poderia lhe ajudar a detectar mentiras.

Os autores sugerem o seguinte exercício: perguntar a um amigo sobre o que ele havia feito nesta data, há sete anos. Sem dúvida, seu amigo vai fazer uma pausa antes de responder e é provável que seja incapaz de fornecer uma resposta. Em seguida, pergunte-lhe se nesta data, há sete anos, foi assaltado em um posto de gasolina. É provável que não haja pausa e que ele responda imediatamente. "Não!".

02 - Desconexão Verbal. Não-verbal

Nosso cérebro é projetado de tal forma que faz com que nosso comportamento verbal e não verbal coincida de forma natural. Assim, quando há uma desconexão, pode-se considerar que existe um indicador de mentira em potencial.  Uma Shutdown, desconexão verbal/não verbal comum, que se deve considerar, é quando uma pessoa acena afirmativamente, enquanto diz "não",  ou quando balança a cabeça  negativamente, enquanto diz sim. Uma pessoa que tenta enganar pode cometer este erro, sem sequer notar.

No entanto, existem algumas ressalvas para este indicador: a cabeça de uma pessoa pode fazer um movimento de inclinação, quando ele diz "não", o que, algumas vezes, reflete uma simples ênfase; e em segundo lugar, é importante notar que, em algumas culturas, um movimento da cabeça de um lado para o outro não quer dizer "não", e vice-versa.

03 - Esconder a boca ou olhos

Tentar esconder a boca ou os olhos pode ser um indicador de que também está escondendo a verdade, então você deve prestar atenção para saber se  a mão de uma pessoa passa diante de da boca  enquanto responde uma pergunta. Da mesma forma, se uma pessoa protege seus olhos enquanto estiver respondendo a uma pergunta, o que poderia muito bem ser a indicação, em um nível subconsciente, de que a pessoa não pode suportar ver a reação à mentira que ela própria está dizendo. Esta blindagem pode ser realizada com uma mão, ou a pessoa poderia até mesmo fechar os olhos. Os ex-agentes da CIA sugerem que este indicador não se refere ao simples piscar, mas aconselham a olhar, se uma pessoa fecha os olhos ao responder a uma pergunta que, de acordo com eles, é uma indicação de mentira.

04. A tosse (pigarrear)

Se uma pessoa limpa a garganta antes de responder a pergunta, é um problema em potencial. Se ela fizer depois de responder, não é significativo, mas se isso acontecer antes de responder, algo pode estar acontecendo. Ela pode não estar se comportando verbalmente. "Eu juro por Deus ...", ou seja,  disfarça a mentira da melhor maneira, antes de apresentá-la.  Observe também se a questão poderia ter criado um aumento da ansiedade, o que pode causar desconforto ou boca seca e irritação na garganta.

05 - Mãos no Rosto

É preciso observar o que uma pessoa faz com o seu rosto ou com a cabeça ao tentar responder a uma pergunta. É possível que ela se morda e passe a língua pelos lábios, ou se toque com as mãos, os lábios e orelhas. Isto indica que a pergunta tenha criado um aumento na ansiedade por ter mentido, quando o sistema nervoso se ativa para dissipar essa ansiedade, drenado sangue da superfície da face, orelhas e extremidades, o qual, por sua vez, pode criar uma sensação de frio ou coceira. Sem que a pessoa sequer perceba, suas mãos vão ser atraídas para essas áreas. Um indicador que nos alerta de que algo não está indo tão bem.

06 - Gestos

Ao responder uma pergunta, um homem mentiroso poderia ajustar a camisa, gravata, óculos. Uma mulher falsa poderia ajeitar os cabelos atrás das orelhas e ajeitar a saia. Eles também podem limpar o suor da testa ao responder a uma pergunta. Muitas vezes, quando você faz uma pergunta, o nosso interlocutor mentiroso de repente percebe que o telefone não está do jeito certo, o copo de água está muito perto, ou a caneta não está no lugar certo.

Fonte: RT-TV

Obscura natureza da mente humana

Sentimentos dos ricos e dos pobres

A duvidosa filosofia da vida moderna

OBS: Qualquer semelhança com políticos, burgueses, patricinhas, mauricinhos, empresários, etc., não é mera coincidência, mas também não foi intencional por parte do texto.

... ou talvez tenha sido. rsrs

Postar um comentário