sábado, 28 de setembro de 2013

Som da fala há 6.000 anos



Não é nenhum segredo que todas as línguas indo-europeias modernas descendam da mesma língua Proto. Pesquisadores e linguistas ressuscitaram os sons dessas línguas.

O linguista Andrew Byrd da Universidade de Kentucky (EUA) apresentou sua versão oral de um texto traduzido para o proto-indo-europeu (PIE). A gravação, divulgada pela revista "Arqueology", permite fazermos uma ideia de como nosso discurso comum soou durante milhares de anos.

O estudo lido pelo linguista é uma fábula chamada "as ovelhas e os cavalos" (The Sheep and the Horses) escrita pelo linguista alemão August Schleicher, em 1.868, e que é considerada a primeira obra escrita em vocabulário proto-indo-europeo. O experimento sonoro continua e a fábula se atualiza periodicamente para refletir a compreensão mais atual de como parecia a linguagem extinta.

Nos anos 90, linguistas e historiadores criaram outra curta parábola do proto-indo-europeo (PIE), reconstruindo "Rigveda", uma antiga coleção de hinos em sânscrito. Andrew Byrd  também apresentou  a sua versão de "O Rei e Deus", com base no trabalho dos linguistas Eric Hamp e Subhadra Kumar sen.

Ouça o som: RT-TV

Escrita cuneiforme

Hieroglifos - Primeira língua escrita

Primeiras leis da história

A idade da esfinge

Processo de nascimento das línguas

Obscura natureza da mente