quarta-feira, 31 de julho de 2013

Taxi voador de Tel Aviv




Tel Aviv poderia se tornar  a primeira cidade do mundo com táxis voadores. Seriam veículos leves de dois lugares, capazes de atingir uma velocidade de até 241 quilômetros por hora.

Atualmente o prefeito da metrópole israelense está negociando a aquisição do sistema de táxis revolucionários com seus criadores, a empresa americana da iniciativa privada Sky Tran, que desenvolveu a tecnologia em cooperação com especialistas da Nasa.

Além disso, foi contratada uma empresa de consultoria que considera os prós e os contras de tal decisão e supervisionará a introdução do sistema, em caso da compra ser realizada, para resolver os problemas de tráfego na cidade mais movimentada de Israel.

Os inovadores táxis possuem sistema de levitação magnética. Através de uma catenária controlada por magnetismo, os táxis transitarão em monotrilhos colocados cerca de 6 metros acima do nível da rua. De acordo com o projeto inicial, os veículos serão construídos a partir de materiais condutores de eletricidade, mas os designers dizem que, em breve, o monotrilho será equipado por painéis solares, que convertem Sky Tran taxis no transporte público mais ecológico do mundo.

Plataforma e escadas serão colocadas de modo que a distância média entre os pontos, dentro da área de Goncharov, não exceda 400 metros. Ao aproximar-se da estação, o táxi que queira parar passará para via secundária, para não atrapalhar os demais veículos.

Está programado para que um passageiro possa chamar um táxi voador através de um site especial de internet, ou através de um dispositivo móvel nas estações. Engenheiros americanos advertem que, embora a força do atrito permita que a velocidade máxima seja de 241 quilômetros por hora,  em condições normais de uma grande cidade, essa velocidade terá de ser bem menor.

Acredita-se que o primeiro trilho de Tel Aviv seja de apenas 6,5 km de comprimento. Seu custo está estimado em US $50 milhões, embora a administração da cidade esteja prevendo que o preço de uma viagem fique um pouco mais barato que um táxi convencional. Engenheiros americanos comentam que, uma vez estipulados todos os detalhes do contrato, o sistema levará cerca de 18 meses para ser construído.

Fonte: RT-TV 

Lotação do futuro

Avião mais rápido do mundo

Top 10 tecnologias reais

Levitação através do som