domingo, 14 de julho de 2013

Melhores sites contra espionagem




Edward Snowden, perseguido pelos EUA, depois de denunciar espionagem digital nesse país, conta com um arsenal de recursos necessários para evitar que agentes secretos sigam cada um de seus passos na internet.

Existem muitos serviços de proteção na rede, mas depois desse último escândalo relacionado ao trabalho da Agência de Segurança Nacional (NSA), tivemos a oportunidade de nos inteirar sobre algumas das empresas e produtos nos quais o ex-colaborador da CIA confia para proteger seus dados.

Para aqueles que buscam evitar a vigilância governamental à maneira Snowden, as seguintes ferramentas podem lhes ser úteis.

01 - Lavabit

Do site com  o qual ele convidou a vários ativistas e políticos russos a seu refúgio, na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, deduz -se que Snowden utiliza os serviços do Lavabit. Segundo uma defensora dos direitos humanos russa, a mensagem vinha de edsnowden@lavabit.com. Um correio eletrônico  que codifica a correspondência  de extremo a extremo, ou seja, completamente.

Lavabit usa uma criptografia que garante a segurança no transporte das informações, inclusive em redes menos confiáveis. O sistema requer o uso de contrasenha pessoal  do usuário para decifrar o e-mail que chegue a sua caixa postal.

Além do mais, o algorítimo de criptografia utilizado pelo Lavabit torna inútil o ataque de força bruta, tempo empregado para romper a criptografia.

O programa veio à tona em 2.004, em meio a preocupações sobre a privacidade no serviço Gmail.

"Naquela época, os criadores do Lavabit consideraram a Gmail um serviço muito bom, apesar da google violar a privacidade de seus usuários, impondo anúncios a base de palavras chaves nos e-mails", afirmou Lavabit em sua página oficial.

02 - Tor

Pelos adesivos no laptop de Snowden, sabemos que ele apoia a Tor, uma abreviatura de The Onion route, e provavelmente ele usa esse sistema, que permite manter o anonimato na internet, não permitindo revelar o IP.

Tor é uma rede na qual as mensagens passam por três servidores adicionais, antes de chegar ao servidor desejado. "É como trocar de taxi três vezes no caminho, antes do ponto final", explicou Philip Bump, especialista do portal "Atlantic Wire".

Isso dificulta o rastreamento do tráfico na web, e é por isso que o Tor tem se tornado a rede favorita dos vendedores de drogas na internet.

03 - Electronic Frontier Foundation

É uma organização que defende a privacidade na rede, e que também tem seu espaço em forma de adesivo no laptop de Snowden. Ainda que não ofereça serviços de proteção contra a NSA, sua página web é uma mina de ouro para aqueles que busquem privacidade na rede.

Fonte: RT-TV

O site que sabia demais

Escândalo na CIA

Deep Web

Empresas mais rentáveis do mundo




A Shell liderou o topo da lista com as 500 empresas  com mais renda bruta em todo o mundo, de acordo com a nova classificação da revista Fortune.  A mais rentável, no entanto, é outra gigante petrolífera: A americana Exxon Mobil.

A Shell foi a empresa com maior fluxo monetário do mundo na última década e, segundo a classificação dessa mesma edição, consolidou sua liderança com receita de 481,7 bilhões de dólares.  E isso porque seus planos mais ambiciosos estão "congelados", até 2.014: tanto a perfuração no Ártico, como a construção de um novo oleoduto na Nigéria foram adiadas por causas imprevistas, recordam os especialistas da revista. Seu lucro líquido foi menor que o ano anterior (26,5 bilhões, 14%).

A multinacional Wal-Mart Stores caiu para a segunda posição do ranking, depois de estar por dois anos consecutivos em primeiro lugar. A rede chegou a aumentar as vendas em cerca de 6% no ano de 2.012, chegando a 443,9 bilhões de dólares. No entanto, seu lucro líquido é bastante modesto em escala global: 16,9 bilhões.

A Exxon Mobil teve  o segundo maior lucro líquido da história dos EUA, 44,8 bilhões, em 2.012, atrás apenas de sua própria marca, 45,2 bilhões de dólares, em 2.008.

Continuando a lista, estão as petrolíferas Sinopec Group, China National Petroleum e BP. As duas maiores produtoras de gás e petróleo chinesas demonstraram importantes crescimentos de fluxo monetário (entre 14% e 16%). Por sua vez, a empresa britânica foi a que registrou em 2.012, a maior perda entre as dez maiores da lista, em comparação com 2.011: redução de 54,9%.

Além das mencionadas, integram o top 10 das empresas mais rentáveis do mundo: State Grid (energia elétrica, China), Toyota Motor (consórcio de fabricantes de automóveis do Japão), Volkswagen (automóveis, Alemanha), e a petrolífera francesa, Total.

Samsung é a empresa do setor de tecnologia melhor rankeada da lista da revista Fortune. A revista destacou sua liderança no segmento de televisores e o primeiro lugar  que conseguiu dentro do mercado de telefonia móvel. Vendeu cerca de 397 milhões de unidades, o equivalente a 25% do mercado mundial.

A Apple ficou atrás da gigante Sul-coreana. Mas não foi mal no ano passado: chegou a subir de 55 para 19, enquanto sua renda passou para 157 bilhões de dólares, dos 108 bilhões registrados no ano anterior. Além do mais, é a segunda empresa com maior lucro líquido, atrás da Exxon.

A lista da "Fortune 500"  ("Riqueza 500" em espanhol) é um ranking publicado anualmente pela revista "Fortune", que lista as maiores empresas de capital aberto, tanto privadas como publicas, segundo sua renda. Sua primeira edição foi em 1.955.  É tão conhecida como o índice  mais importante de ações, o S&P 500, e as listas da revista Forbes, pessoas e empresas mais mais ricas.

Fonte: RT-TV

Marcas valiosas

Empresas valiosas 2.010