sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ambiente viral do mundo virtual




Usar a internet não é para qualquer um, não, parece que os internautas estão sempre sendo testados. Quando eu comecei, bastava uma mensagem do tipo "fotos da Xuxa p*****" e eu ia logo clicando em algum link.

Quase toda semana eu pegava um vírus, e não era por falta de informação, era falta de cuidado mesmo.

 - Quanto tempo faz que você fez a manutenção? - perguntava o técnico da manutenção.

 - Cinco dias - eu respondia inconformado.

Certas coisas nunca mudam: crackers tentando roubar nossas informações pessoais, lammers convidando para alguma coisa importante ou oferecendo um presente, etc.

De certa forma, a vida virtual simula a real.

Por exemplo: quanto menos tempo um usuário(a) participa de uma rede social, mais vulnerável se torna. Eu, por exemplo, preciso encontrar um dia para apagar os spammers de minhas redes.

Quem participa frequentemente de redes sociais, tem tantos amigos que nem precisa interagir com pessoas desconhecidas e sem nenhuma reputação virtual. Aliás, todos os internautas reclamam da falta de uma ferramenta para avaliar um determinado usuário.

Frequentemente aparece alguma mulher estonteantemente bela, discreta, e que desperta a atenção de todos que tem contato com ela. Esse tipo de perfil fake, quase sempre apresenta algum link para seu site e uma lista de pessoas carentes querendo conhecê-la.

O maior problema dos travestis virtuais - homem com avatar de mulher - é que eles não são assumidos como na vida real, ou seja, quando uma loira estonteante convida  um usuário para sair, ele fica numa tremenda sinuca, sem saber se é realmente uma mulher ou se é um homem, a única certeza é que a foto é falsa.

Certa vez eu encontrei uma loira assim e fiz um discurso do tipo: "Cara, você é realmente uma mulher muito bonita. Não sei se é casada, ou se tem namorado, o que eu tenho certeza é que você deve ter muitos admiradores, não sei como ainda te sobra tempo para usar a internet" - e a conversa seguiu nesse tom.

No final, a mulher, inconformada com o meu total desconhecimento com a foto de seu perfil, desabafou: "Caso você não tenha notado, moço, essa foto é da feiticeira, da TV.

Eu ainda procurei inutilmente alguma informação adicional - Quem?

Entretanto, algumas pessoas que não se identificam, costumam  abrir o livro de suas vidas, expondo até atitudes e comportamentos inconfessáveis, como foi o caso da comunidade de uma rede social extinta "Eu sou virgem e daí?"

No início, todos que participavam, deixavam claro que eram virgens. Com o passar do tempo, surgiram as primeiras piadinhas e, no final, todos já se sentiam a vontade para falar o que queriam.

A liberdade foi ficando tão intensa, que até a moderadora que havia tomado a iniciativa da discussão, acabou se afastando da comunidade, voltando dois anos depois, mas sem a mesma motivação de antes.

Fazer compras na internet poderia não ser muito perigoso, caso os internautas visitassem apenas os sites conhecidos. Acontecesse que, assim como na no ambiente físico, no ambiente virtual surgem empresas o tempo todo.

Algumas empresas fazem sucesso e se tornam estáveis, conhecidas, já outras...

Além de comprar, também dá para fazer denúncias pela internet. Fazer denúncias pela internet é muito interessante, afinal, não há intermediários, filas, burocracias ou pessoas protegendo pessoas, na internet você pode fazer a denúncia diretamente.

Mesmo assim, as pessoas tem medo de denunciar, tem medo de se envolver, mesmo quando é a sua própria vida que está em jogo. Isso é uma pena.

Quem gosta muito de denunciar são os puxa-sacos, mas não é nada muito oficial, não. Basta você tocar no nome de alguma celebridade e logo algum puxa-saco te entrega.

Na internet há um batalhão desses fofoqueiros que acham que terão mais amizade com as celebridades, caso sejam seus bajuladores.

Depois de algumas fofocas, é comum alguns buscadores censurarem algumas palavras nas pesquisas mas, curiosamente, tais palavras continuam percorrendo por e-mails, darknet, mensageiros instantâneo...

Bem-vindo ao ambiente viral do mundo virtual, bem-vindo a internet.

By Jânio

Como surgiu a internet

Dez cuidados que você deve ter na internet

Etiqueta na internet