domingo, 14 de julho de 2013

Melhores sites contra espionagem




Edward Snowden, perseguido pelos EUA, depois de denunciar espionagem digital nesse país, conta com um arsenal de recursos necessários para evitar que agentes secretos sigam cada um de seus passos na internet.

Existem muitos serviços de proteção na rede, mas depois desse último escândalo relacionado ao trabalho da Agência de Segurança Nacional (NSA), tivemos a oportunidade de nos inteirar sobre algumas das empresas e produtos nos quais o ex-colaborador da CIA confia para proteger seus dados.

Para aqueles que buscam evitar a vigilância governamental à maneira Snowden, as seguintes ferramentas podem lhes ser úteis.

01 - Lavabit

Do site com  o qual ele convidou a vários ativistas e políticos russos a seu refúgio, na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, deduz -se que Snowden utiliza os serviços do Lavabit. Segundo uma defensora dos direitos humanos russa, a mensagem vinha de edsnowden@lavabit.com. Um correio eletrônico  que codifica a correspondência  de extremo a extremo, ou seja, completamente.

Lavabit usa uma criptografia que garante a segurança no transporte das informações, inclusive em redes menos confiáveis. O sistema requer o uso de contrasenha pessoal  do usuário para decifrar o e-mail que chegue a sua caixa postal.

Além do mais, o algorítimo de criptografia utilizado pelo Lavabit torna inútil o ataque de força bruta, tempo empregado para romper a criptografia.

O programa veio à tona em 2.004, em meio a preocupações sobre a privacidade no serviço Gmail.

"Naquela época, os criadores do Lavabit consideraram a Gmail um serviço muito bom, apesar da google violar a privacidade de seus usuários, impondo anúncios a base de palavras chaves nos e-mails", afirmou Lavabit em sua página oficial.

02 - Tor

Pelos adesivos no laptop de Snowden, sabemos que ele apoia a Tor, uma abreviatura de The Onion route, e provavelmente ele usa esse sistema, que permite manter o anonimato na internet, não permitindo revelar o IP.

Tor é uma rede na qual as mensagens passam por três servidores adicionais, antes de chegar ao servidor desejado. "É como trocar de taxi três vezes no caminho, antes do ponto final", explicou Philip Bump, especialista do portal "Atlantic Wire".

Isso dificulta o rastreamento do tráfico na web, e é por isso que o Tor tem se tornado a rede favorita dos vendedores de drogas na internet.

03 - Electronic Frontier Foundation

É uma organização que defende a privacidade na rede, e que também tem seu espaço em forma de adesivo no laptop de Snowden. Ainda que não ofereça serviços de proteção contra a NSA, sua página web é uma mina de ouro para aqueles que busquem privacidade na rede.

Fonte: RT-TV

O site que sabia demais

Escândalo na CIA

Deep Web

Postar um comentário