quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Verdades proibidas




Antes de começar a escrever este  texto, eu fiz uma pesquisa e descobri que já havia um estudo sobre a teoria da verdade, e mais, que já era um estudo filosófico antigo. O estudo já era discutido por Aristósteles e Platão.

Eu nunca escondi a minha admiração por Platão mas quando eu comecei a perceber os seus defeitos, denunciados pela obsessão de sua busca pela sociedade perfeita, que inclusive inspirou Hitler, Júlio Verne, Monteiro Lobato e tantos outros homens contemporâneos, eu passei a questionar um pouco de sua genialidade. Talvez os três pensadores dos anos dourados da filosofia não fossem iguais, afinal de contas, apesar de sua íntima ligação: Sócrates, Platão e Aristósteles.

As ideias desses pensadores geniais passaram a ser questionadas depois de milênios: eugenia, anti-democracia, aristocracia, etc.

A filosofia e o questionamento da verdade deveriam permanecer ao nível do livre-arbítrio mas, pela sua influência em nossa sociedade, ganham muita importância e quando interesses se juntam a isso, podem até formar ideias perigosas.

Ignorância, religiões, fundamentalismo, falta de informações, preguiça, política, interesses e conspirações, tudo isso pode contribuir para as distorções de nossos pensamentos. Eu não pretendo me aprofundar em todos esses conceitos, pelo menos por enquanto.

Eu gostaria de aproveitar esse texto para ressaltar os problemas acarretados pela falta da verdade no mundo de hoje.

A verdade se tornou incomum e tem feito muita falta, universidades passaram a ensinar a pensar, literalmente, antes de falar, digitar e escrever - acabei de receber a notícia de que o Senado aprovou a obrigatoriedade do diploma para jornalistas, trazendo a polêmica de volta.

Na realidade, essa lei não muda muita coisa, com cinquenta por cento da audiência das informações concentradas na internet - são as consequências que me preocupam.

Eu conheço pastores que andam armados, e as armas de fogo não é o maior problema. Quando as pessoas pensam de uma forma e vivem de outra, criam uma sociedade doente.

A sociedade doente se reflete na elite  ou é a elite que se reflete numa sociedade doente?

Nomes importantes da história, como John Kennedy e Jesus, que possuem a capacidade de falar naturalmente, sem precisar pensar. Em uma de suas máximas, Jesus alertava: "Vigiai vossos pensamentos."

Quando uma pessoa não é autêntica, perde a capacidade de viver naturalmente e vivendo contra a sua natureza, corre o risco de cometer muitos erros.

Vivendo como pensava, John Kennedy tornou-se muito popular, entrando em conflito com sociedades secretas e grupos elitizados que procuraram justificar sua morte, antes de matá-lo.

Jesus Cristo era popular e isso preocupava a elite corrompida de Israel, foi por isso que eles conspiraram para sua morte. Aliás, sua morte, ainda hoje, é motivo de discussões.

Aqui, chegamos até as teorias de conspiração.

Teorias de conspiração não são simples fofocas, nem devem ser confundidas com ideias sensacionalistas, como a de que Michael Jackson e Elvis Presley estão vivos. Elas são baseadas em provas científicas e alertam para problemas ainda maiores que os relacionados as tais teorias.

Vivendo num mundo de mentiras, a verdade tornou-se uma das ciências mais complexas que a história já registrou. Todas as grandes verdades que conhecemos sobre fatos grandiosos e históricos, vem acompanhadas de suas respectivas teorias de conspirações.

Não é mais o que você vê que importa, é o que essas imagens representam, o que sentimos ao ver essas imagens é que conta.

Aqui, chegamos até conceitos formulados recentemente, como são os casos das mensagens subliminares, psicoterapias e verdades ocultas. Eu nem vou falar sobre as ciências ocultas, dessa vez, para não complicar ainda mais as coisas.

Apesar da tecnologia ter penetrado nos confins do espaço sideral e no mundo subatômico, uma verdade continua continua incomodando, explicita nas palavras de Sócrates: "Só sei que nada sei" e "Conhece-te como a ti mesmo" - Sócrates, para variar, foi condenado a morte.

Por outro lado, há uma legião de internautas em busca de verdades proibidas que só a internet possibilita, o problema é que há uma conspiração elitista com argumentos suficientes para refutar qualquer uma das verdades que possam vir à tona.

Será a maior guerra de palavras que o mundo já viu.

By Jânio

A obscura natureza da mente humana

Mensagens subliminares

Marilyn Moroe e a teoria da conspiração

Prisioneiros da quarta dimensão

Fundamentalismo -Volta às origens

Os pregadores da verdade

Top 10 organizações secretas

Eu não acredito em teoria da conspiração