terça-feira, 10 de julho de 2012

A verdadeira história do Brasil




Uma  de nossas melhores aliadas para a evolução do pensamento é a nossa própria consciência, é ela que nos mostra quando estamos errados e nos força a refletir.

Quando nossa consciência pesa, precisamos trabalhar nossa inteligência, não aquela inteligência fria e calculista dos vestibulares, concursos e testes de aptidão, mas a capacidade de nos transformarmos como seres humanos que somos.

Em cada eleição, necessidades, interesses e medo, entre outras características, tomam conta dos eleitores, impedindo que estes votem de maneira correta.  Tudo fica muito mais confuso quando os vilões conseguem nos oferecer um modo de vida melhor que os mocinhos haviam nos proporcionado - é o velho sistema bipartidário e capitalista.

De um lado, a direita experimenta todos os tipos de conspirações para conseguir desacreditar o governo, por outro lado, a esquerda aproveita-se do populismo para manter o povo ao seu lado. Seria um duelo muito interessante, se não estivessem jogando com a nossas vidas.

Eu já notei que quando o poder muda de lado, leva algum tempo até que a corrupção possa se instalar. Até os financiadores, especuladores, banqueiros e empresários que utilizam Estado em suas estratégias de negócios, levam algum tempo para se adaptarem - é por isso que sentimos aquela sensação de que tudo está melhorando.

Se houvessem mudanças políticas com mais frequência, com eleitores inteligentes, sem medo e conscientes, acredito que poderíamos combater boa parte do mal que contamina a nossa política.

Passamos da era do "eu prometo", "em nome do povo",  "a dignidade desse país", "crescimento da nação", "vamos ajudar as criancinhas" e outras expressões demagógicas  direcionadas para um povo sem cultura, subestimado e acomodado. Conceitos de instituições decadentes foram transformados, forçando os políticos a trabalharem os seus pensamentos fundamentalistas e preguiçosos, infelizmente os institutos de pesquisas ainda permanecem incomodando.

Os eleitores estão reagindo mais, estão mais difíceis de serem controlados - a prova disso está na internet, onde se concentram a maior parte das pessoas inteligentes.

Há um problema na internet, onde grupos de esquerda e direita se atacam mutualmente, como se fossem políticos, quando na verdade apenas defendem seus interesses mesquinhos. Subestimam a ferramenta que concentra a maior quantidade de cabeças pensantes do mundo, ultrapassando fronteiras, ideologias, religiões e todas as outras formas de culturas.

É, meus amigos, o sistema bipartidário também está ficando ultrapassado e só se sustenta com o apoio de um sistema anti-democrático e mídias de massa, na internet eles parecem um bando de idiotas. O dinheiro que os políticos roubam poderá até torná-los belos para algumas prostitutas (vagabundas), bandidos e outros membros da PPP mas,  para o povo, não passam de seres peçonhentos dos quais a maioria de nós prefere manter a distância.

Eu fico muito triste em ver que depois de um escândalo como esse do Panamericano, as pessoas ainda assistam ao programa do Sílvio Santos, sem a noção do rombo que quatro bilhões  e meio de reais provocam na área social do país, provocando miséria, insegurança, causando tantas mortes.

Será que as pessoas não conhecem nada de história?

A maioria das manipulações, conspirações e jogos de poder, já vem desde os tempos do império romano, o que falta é educar as pessoas. Será que os professores estão educando os alunos corretamente, ou será que estão educando na época errada?

Se a educação estiver errada, ou se estiver sendo parcial, politicamente, pior, ocultando o que deveriam ensinar, então teremos que rever tudo isso. Também não se pode obrigar pessoas mal informadas a votar, despreparadas.

A farsa da história do Brasil continua sendo ensinada, isso porque depois de quinhentos anos, o Brasil ainda não tem a sua própria história.

Somos um país de tribos e, ao contrário do que temiam os pretensiosos pensadores das décadas de 60, 70 ou 80, não somos índios. Os índios tem história, língua e cultura, enquanto nós apenas sobrevivemos, mesmo sem saber porquê.

By Jânio


A política torta do Brasil

Eu não acredito em teoria da conspiração

Mortes misteriosas de celebridades

Presidentes do Brasil

A história de José Sarney

PT acerta o próprio pé

Políticos com problemas na justiça

O massacre do sítio caldeirão

A crise da PPP

Ficha Limpa

Trinta anos de escândalos no Brasil