quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mensagens Subliminares



Como eu detalhei no texto "prisioneiros da quarta dimensão", o ser humano pode ter um bom conjunto, quando destacamos os sentidos vitais, que também são discutíveis, mas é o seu grande cérebro que o torna superior aos outros seres vivos - Se bem que o termo superior, nesse caso, também é discutível.

A filosofia, quando baseada nos sentimento, religião, etc., tornam o ser humano muito especial, mas faz suas ressalvas. Já as ciências consideram o  ser humano apenas uma evolução das espécies, mas Darwin nunca foi louco de esclarecer suas ideias até onde deveria, apenas insinuou, o que já bastou para que os leigos da época entendessem suas teorias e se considerassem superiores.

O entendimento do hardware orgânico do ser humano (cérebro), assim como seus softwares orgânicos (memória, raciocínio, etc), levaram os humanos a importantes descobertas. O estudo da epilepsia mostrou, por exemplo, que os dois hemisférios de nosso cérebro podem ser independentes, ou seja, algumas partes de nosso corpo podem funcionar, comandadas por hemisférios diferentes e independentes.

Isso poderia nos levar a refletir sobre o nosso subconsciente, semi-consciência, diretamente relacionada a epilepsia, sonhos lúcidos e distúrbios do sono.

Um elemento que se destaca em tudo isso são as mensagens subliminares. As mensagens subliminares são formas perigosas de induzir, manipular corações e mentes, literalmente.

Wikipedia:"Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão."

Eu me lembro que quando eu era criança, todos os gibis destacavam algumas palavras em negritos. Ninguém sabia o motivo, mas a maioria desconfiava, afinal, estávamos em pleno governo militar e destacar palavras em negrito encarecia o produto.

As descobertas de imagens obscenas e imagens proibidas, em filmes da Disney, só aumentava a preocupação de pessoas que já conheciam a ideologia eugênica de Walt Disney.

Enquanto as fitas rodavam perfeitamente, ninguém notava, afinal, nossa visão não conseguia acompanhar todos os quadros das imagens que piscavam numa fração muito pequena de segundo, o problema foi quando as fitas emperraram justamente na imagem proibida. A possibilidade da fita emperrar justamente nessa imagem é muito pequena, por isso demorou muito até que alguém notasse.

Há um programa do SBT, aquele do homem do Panamericano, conhecido por muita gente como SS (mais nazista impossível), que teve a infeliz ideia de adotar mensagens subliminares para crianças. Enquanto algum programa é exibido, as crianças são bombardeadas por propagandas que não podem ser totalmente visualizadas.

Não parece provocação, de fato é, levando as pessoas a terem que gravar a programação, caso queiram saber o conteúdo que seus filhos estão assistindo, mesmo assim, será preciso ajuda de softwares específicos para decifrar possíveis mensagens subliminares. Boa intenção nós já sabemos que o homem não tem.

Recentemente, até o "plim plim" da Rede Globo já foi alvo de investigação.

Esse problema das mensagens subliminares surgiu com as novas descobertas da ciência, quando ficou evidenciado que o cérebro poderia captar mensagens que nossos sentidos não definiriam claramente e, portanto, não poderiam ser controladas.

Wikipedia:"A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados."

É interessante que a memória virtual acaba sendo uma forma prática de entendermos nossa memória cerebral. Conceitos de acessos a dados, Deep Web, dados obscuros, etc.

A memória RAM poderia ser comparada ao nosso raciocínio, mantendo outras informações arquivadas em nosso cérebro, para quando forem solicitadas. O problema é que os cientistas descobriram como manipular essas informações, pior, já se sabe que o cérebro pode reagir inconscientemente a informações que não conseguimos perceber.

Wikipedia:"A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor."

Nesse caso, fica até difícil de controlar tantas informações a que somos bombardeados diariamente, seria preciso uma ONG específica só para verificar todos esses conteúdos.

Obs: Há uma forma de passar mensagens muito conhecida há séculos, a metáfora. A metáfora é a ferramenta favorita dos artistas, podendo ser combinada com letras, pinturas e outras formas de cultura.

Além disso, há muito mistério no campo das ciências ocultas mas, nesse caso, é preciso ir além dos limites do corpo e da mente, vida e morte, entrando no território das organizações secretas.

Apesar dos cientistas afirmarem que o subconsciente não tem força para controlar a consciência, experiências no campo da epilepsia demonstraram que a mente está muito além do conceito de subconsciência/consciência.

Alguns estudiosos tem uma visão quase artística das mensagens subliminares, ou seja, nem todos seriam afetadas por elas, a não ser pessoas que as consigam entender.  Outros cientistas, no entanto, preocupam-se com o fato dessas mensagens trazerem a lembrança determinado produto, ou seja, quando alguém pergunta o que você quer assistir, beber, ouvir, etc., você fala aquilo que vem a cabeça, um produto que você lembra, mas não é subliminar nesse caso, é consciente.

As mensagens conscientes, como associação de publicidade a felicidade, sexo, etc., são descartadas pelos cientistas - isso é um problema, já que o subliminar é aquilo que não sentimos.

É o caso de uma propaganda de cigarro, associado ao esporte e a saúde.

Espanha e Noruega já proíbem as mensagens subliminares, enquanto a União Européia estuda a possibilidade de proibir. No Brasil não há nada específico, mas há preocupação.

Concluindo: O problema está muito além do subconsciente, portanto, das mensagens subliminares. Se consideramos apenas isso, será difícil identificarmos algo que não sentimos.

Contudo, gostaria de alertar aos criminosos com  má intenção, para o fato de que algumas pessoas terem percepção apurada, sendo capazes de sentir o que ninguém sente.

O ser humano possui formas de intensificar os seus sentidos com ajuda de animais, como o cachorro, ou com a ajuda da própria tecnologia, portanto, não façam isso.  Apesar do Brasil ser um país sem justiça, as pessoas não são tão idiotas como aparentam, apenas manipuladas. submissas.

Principal texto de apoio: Wikipedia

Prisioneiros da quarta dimensão

Natureza obscura da mente humana

Epilepsia - Quando a mente tem um ataque

O processo da memória inconsciente

Texto: By Jânio