segunda-feira, 25 de junho de 2012

Esquerda política paulista




Parece que a era PT está chegando ao fim, mas é bom não se empolgar muito, não, o PT nunca foi muito forte em São Paulo. Aliás, São Paulo sempre se destacou do resto do Brasil, quando o assunto é política, exceto pelo elemento Paulo Maluf.

O Malufismo é um dos últimos grandes grupos políticos da velha geração e, apesar de enfraquecido com os últimos escândalos envolvendo Paulo Maluf, ainda continua muito forte.

Não é a primeira vez que o PT cria polêmica ao se aliar à Maluf, Marta Suplicy perdeu uma eleição para José Serra ao dizer que todo apoio seria bem-vindo. Inteligentemente, José Serra disse, na época, que o apoio mais importante era o apoio do povo.

O PT esteve ao lado de Maluf em suas maiores tristezas, como quando foi investigado por corrupção e, mais tarde, acabou sendo preso. O único vereador do PT que apoiou uma CPI contra Maluf, na época, foi expulso do partido.

A decisão do PT em aceitar uma união com Maluf, certamente não foi muito inteligente, apenas matemática. É claro que um grande matemático pode ser inteligente, mas a matemática sempre será fria e calculista, uma ciência exata.

O PT estava de olho nos números pró-Maluf, só se esqueceu da rejeição que essa decisão poderia provocar - apesar de ser uma ciência exata, em matemática há subtração.

A recusa de Luiza Erundina em aceitar a união com Maluf, é apenas mais um capítulo na longa lista de políticos que um dia já foram do PT.

Erundina deveria ser vice na chapa formada pelo PT e aliados, mas quando ficou sabendo da entrada de Maluf, desistiu de ser candidata. Essa decisão de Erundina só chamou ainda mais a atenção dos eleitores, numa região onde as informações não param.

Para quem acha que direita e esquerda é a mesma coisa, num sistema que já é bipartidário, esse deverá ser um momento de muita reflexão.

E o azarado Serra, que só é azarado em nível federal, poderá ser mais uma vez governador, a não ser que alguém ainda se lembre da Privataria Tucana, e leve o caso a sério.

By Jânio