quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lotação do futuro




Você gostaria de dar a volta ao mundo em  seis horas? Segundo os designers dessa ideia revolucionária para transportes coletivos, num futuro próximo,  este poderia ser um novo sistema de transporte, baseado em tubos de vácuo.

A invenção se chamará tubo de vácuo de transportes (ETT,  em inglês) e, segundo seus criadores, representará uma forma de transporte sem ar ou fricção, muito mais segura, econômica e silenciosa que o avião ou trem.

O aparelho estará equipado com cabines para seis passageiros, que viajarão através de tubos de vácuo. O aparelho será capaz de atingir velocidades de 6.437 quilômetros por hora, usando muito menos energia que outros métodos convencionais de transporte.

Segundo os designers, mediante esta tecnologia seria possível viajar desde a cidade de Nova Yorque  até Los Angeles em apenas 45 minutos ( comparando com umas seis horas que demora um avião, nos dias de hoje), Nova Yorque a China em duas horas ( ao invés de vinte e três horas), enquanto a viagem ao redor do mundo se realizaria em apenas seis horas.

A ideia do ETT foi concebida pelo engenheiro mecânico Daryl  Oster no início dos anos 90 do século passado, mas todas as tentativas de adquirir direitos  para construir  a infraestrutura para o projeto, até agora haviam fracassado.



Comentário: Comparado com a tecnologia caseira do álcool e biodiesel, brasileira, essa é realmente uma ideia inovadora que poderia resolver boa parte  de nossos problemas de transportes e combustível,  mas só quando o aparelho estiver funcionando de fato.

Lembrando que esse é um transporte de pessoas, comparado com o Falcon HTV-2, o avião mais rápido do mundo,  e que já se encontra em fase bem avançada de testes, essa velocidade ainda é baixa. O Falcon HTV-2 desmanchou-se no ar com tamanha velocidade, mas foi justamente devido a fricção que foi bem pensada para esse aparelho, ETT.

O número de passageiros é baixo, mas satisfatório, como uma nova alternativa a ser melhor desenvolvida no futuro.

Eu fico muito feliz em saber que a tecnologia auto-sustentável poderá superar a indústria bélica.

fonte: RT-TV

Avião mais rápido do mundo

Adaptação do texto e comentário: By Jânio