domingo, 8 de janeiro de 2012

Mortes que emocionaram o mundo em 2.011




Durante o ano de 2.011, os americanos caçaram seus inimigos do Oriente-Médio, e a mídia de massa esteve ao lado do monopólio da mídia mundial. Algumas mortes provocaram polêmicas, como a morte de Osama Bin Laden, que muita gente acha que já estava morto há muito tempo.

A morte do ditador norte coreano, também provocou polêmica, quando alguns analistas afirmaram que o choro pelo ditador, era orquestrado.

Pessoas importantes e famosas como Steve Jobs, ou anônimas que morreram em atentados e no terremoto do Japão. Até a blogosfera ficou mais triste, por Neusa Fiesta.

Algumas mortes pareciam inevitáveis e foram previstas, como foi o caso de Amy Winehouse, que todos especulavam estar no limite, ou o segingueiro paraense que profetizou sua própria morte.

Elizabeth Taylor despediu-se dos palcos da vida e foi encontrar seus grandes amores e amigos, como Michael Jackson.

Veja uma pequena amostra das pessoas que emocionaram o mundo.

01 - O assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, 47 anos, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, RJ, mostra a dura realidade da justiça brasileira.

Foram pelo menos quinze disparos de armas de grosso calibre, feitos por homens que surpreenderam a juíza, chegando rapidamente em motos e carros.

02 - Sean Hoare, jornalista do tablóide inglês News of the World, autor das recentes denúncias das escutas telefônicas de pessoas importantes da política britânica, sabia do perigo que corria ao fazer tais denúncias. Eu daria um doce para saber o diagnóstico do médico que o tratou, sabe-se que o tal médico teria dito “você já devia estar morto”, ao ver o estado de seu fígado.

03 - Ryan Dunn: O ator americano talvez não seja tão conhecido no Brasil, mas o programa no qual ele participava, Jackass, influenciou vários outros por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. O Ator arriscava a vida sem nenhuma cerimônia, apenas por uma piada.

04 - Steve Jobs: Bill Gates pode ter chegado antes, em alguns casos, mas acabou reconhecendo a genialidade de Jobs, inclusive comprando ações da empresa. Pena que os maiores concorrentes de Bill Gates estejam com cancer.

- Primeiro foi Paul Allen que teve câncer, agora é Steve Jobs que morre. Obs: Eu não falei nada em 05 - conspiração, eu jamais diria uma coisa dessas.

05 - A notícia do atirador da bélgica inevitavelmente me fez lembrar do psicopata norueguês mas, ao contrário do que possa parecer em primeiro momento, Norodine Amrani não era mais um idealista louco. Pelos seus antecedentes criminais, Norodine explodiu na hora e locais planejados por ele.

06 - A história de Wellington Menezes de oliveira, o psicopata que invadiu uma escola em Realengo e atirou em várias crianças, deixando várias vítimas fatais, começa a ser contada pela imprensa. Como eu já disse, depois de morto fica mais fácil vê-lo como um doente mental.

07 - Como um maluco chamado Andrew Breivik poderia estar solto nas ruas, num país que tem uma das melhores infraestruturas do mundo?

Será que ele realmente sabia algo do Brasil, ou será que essas informações chegaram até ele pela internet?

08 - O filho de um guarda civil de São Caetano do Sul teria levado uma arma para a escola, segundo depoimentos informais, para assustar a professora. O problema é que ele atingiu a professora e, com medo das consequências, atirou na própria cabeça.

09 - Gaddafi teria sido atingido gravemente, durante o ataque ao comboio. Morreu ao ser encaminhado ao hospital, sendo transferido para uma mesquita, em seguida.

10 - A notícia que muita gente esperava há muito tempo, ocorreu hoje, o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden morreu.

Durante mais de dez anos, o terrorista esteve no topo da lista dos mais procurados do mundo, pelo FBI, e não era para menos. Osama Bin Laden era uma máquina de morte criada pela CIA, o único capaz de organizar o ataque às torres Gêmeas, um dos maiores símbolos do capitalismo mundial.

O World Trade Center era um orgulho americano, a quantidade de pessoas que circulavam diariamente por ali era similar a uma pequena cidade cidade.

Amy Winehouse era realmente muito jovem, entrou para o clube das celebridades que morreram aos vinte e sete anos.

11 - Amy Winehouse já trazia o DNA no nome, nunca foi um exemplo a ser seguido na vida particular. Como cantora, poderia ser um grande exemplo, mas, nesse caso, era inigualável.

12 - O Código Florestal Brasileiro teve a sua discutida aprovação, pelos deputados, no dia da morte de José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa Maria do Espírito Santo. José Cláudio, líder extrativista de Nova Ipixuna, no Pará, deixou registrada uma denúncia de que iria morrer, sem que nenhuma providência fosse tomada.

13 - O maior terremoto da história do Japão deixou o país em estado de calamidade, o país que já vinha enfrentando dificuldades econômicas (o país está entre os mais endividados do mundo) terá muita dificuldade para enfrentar mais esse problema.

Apesar desse ter sido um dos piores desastres da história do Japão, não foi o mais grave, pelo menos em relação às vítimas. Em 1.923, em Tokyo, um terremoto de 7,9 graus na escala richter, causou a morte de cerca de 140.000 pessoas.

14 - O ex-presidente e ex-senador da República do Brasil encerrou sua longa carreira na política, nesse sábado, dia 02 de Julho de 2.011.

Sempre discreto, porém vaidoso, Itamar Franco tinha uma vida tumultuada. Essas dificuldades foram um fator de sua natureza forte.

15 - Neusa tinha uma imagem de pessoa com muita saúde, uma imagem de uma pessoa alegre que não tem problemas. Acho que foi por isso que ela partiu em festa, enquanto todos nós celebrávamos os feriados de novembro.

16 - Elizabeth Taylor sempre esteve sob as luzes dos holofotes, da fama; Alencar manteve-se discreto.

Elizabeth Taylor e José Alencar: Diferenças e semelhanças de duas pessoas que nasceram fortes…e viveram.

17 - As reações após a morte do ditador da Coréia do Norte, tem dividido opiniões. Ele foi polêmico em vida e, naturalmente, será também após a morte.

A irritação talvez esteja surgindo  por experiência  própria, quem se irrita, vê na histeria norte-coreana a sua própria hipocrisia, e isso assusta.

By Jânio