terça-feira, 9 de agosto de 2011

Qual é o tempo ideal para o uso do computador



Em quase todas as semanas, uma notícia não pode faltar na TV: Qual o tempo máximo que uma pessoa poderia passar em frente à tela de um computador?

...é, porque tempo ideal não existe.

Esse é um discurso antigo, mudou só a roupagem. Antigamente, ao invés do computador, era a TV, o grande vilão da história.

Na época, sempre diziam que a TV deixaria as pessoas mais burrinhas, estavam certos, hoje, dizem que o computador poderia...poderia...poderia o que mesmo, gente?

Essas notícias rápidas, na TV, não devem nem ser levadas a sério, parece que eles estão defendendo seu próprio lado. Eu não sei como as empresas ainda não protestaram, afinal, esse é um convite para que seus funcionários parem de trabalhar.

A TV tem dito que o ideal seria três horas diárias. Bem sensato da parte deles, três horas de computador e três horas de TV, seria suficiente para manter a média atual.

Uma pessoa que trabalhe com um computador, quando chega em casa já está no vermelho, com cinco horas a mais do que o recomendado pela TV, então, é só assistir o jornal das nove e dormir.

Uma pessoa que trabalhe no mercado financeiro, poderia até pensar em uma outra fonte, isso se por computador não fosse muito mais rápido. É quase impossível conseguir boas informações, sem a ajuda do computador.

Que a tela do computador afetará a visão, isso é inevitável, pode ser pior para quem passa o dia jogando ou se divertindo, mas, ainda assim, é a melhor fonte de informação.

O ideal é que a pessoa descanse a visão, depois de alguns minutos, antes de recomeçar a usá-lo.

Ainda bem que eu nunca levei muito a sério o que se diz na TV, mas eu fiquei com uma curiosidade: Qual é o tempo ideal para assistir TV?

By Jânio