segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nossos direitos estão na educação




Já repararam como a sociedade nos impõe mais obrigações que direitos? - Pelo menos é o que parece, dentro de uma sociedade elitizada.

Analisando alguns dos vários cursos de Pós-graduação em Direito, inclusive à distância, pude constatar que direitos existem, só falta informação.

A burocracia atrapalha, impede que os cursos de Pós-graduação em Direito tenham a importância que deveriam ter.

Uma sociedade deve ter mais direitos que obrigações e deveres, caso isso não ocorra, a sociedade entra em decadância. São os direitos que mantém a sociedade, não as obrigações e deveres.

Há cursos de Pós-graduação em Direito público que tratam de questões eleitorais, tanto dos candidatos, quanto dos eleitores - Direito eleitoral. São inúmeras as áreas de especialização em Direito.

A Justiça deveria ser feita tanto para um cidadão comum, como para um terrorista como Osama Bin Laden, que diante da Justiça deveria ser visto como um réu comum. Nesse caso, vários direitos foram feridos, criando precedentes.

Os americanos tem normas rígidas dentro de seu território, fora dele, todos são considerados inferiores, nada que um curso de especialização em Direito Militar não encontre a solução.

Na questão de Bin Laden, foi deixado de lado o Direito Internacional, além do estudo das questões relacionadas às formas de conflitos armados.

Eu tenho defendido a importância da ética, mas a questão da ética deve ser verificada pelos países onde esses cidadãos se encontram, principalmente quando a questão envolve a pena de morte ou de assassinato.

Pagamos seguros de carros, entre outros inúmeros impostos, mas nem sabemos o motivo, nesse caso, uma Pós-graduação em Direito Tributário poderia nos fornecer detalhes de nossos direitos.

Enquanto a maioria das pessoas prefere fazer acordos em acidentes de trânsito, ou pior, fugir, deveriam, ao invés disso, chamar a polícia, não para intimidar o infrator, mas para registrar a ocorrência. É preciso lembrar que o registro em fotos, antes da remoção dos veículos é fundamental para a obtenção desses direitos.

Será que a questão é educação? - Eu não tenho a menor dúvida.

Pessoas mais velhas tem mais conhecimentos de direitos que os mais jovens, isso acontece pelo fato dessas pessoas terem aprendido com a vida, a escola pode encurtar esse caminho.

Aqui, entra a questão da terceirização da educação, onde as pessoas não tem tempo para verificar os seus direitos, pior, não tem tempo nem para os próprios filhos. Os filhos, quando não são educados por babás eletrônicas, são educados por creches sem estruturas adequadas.

Uma Pós-graduação em Direito Médico, envolve Responsabilidade Profissional, Exercício Profissional na Saúde e Metodologia da Pesquisa Jurídica. Até agora, o médico não necessitava de direito, nem de obrigação, mas isso está mudando, um erro médico constitui um crime gravíssimo.

Algumas especializações são específicas, voltadas para as questões econômicas, como o Direito do Turismo, outras áreas são mais abrangentes e estão em constante transformação.

A Pós-graduação em Direito do consumidor é uma forma de direito que vem ganhando importância nos últimos anos, forçando os comerciantes a melhorarem o atendimento, o que também trará benefícios para eles.

Direito Tributário é uma área de Direito Público que trata tanto de Direito Público, quanto Privado, o que não é muito comum.

Eu me lembro que meu professor de Direito sempre dizia que há uma área de Direito onde o cidadão nunca perde, Direito do Trabalho, só falta coragem para reclamar nossos direitos.

Mulheres, crianças, idosos, todos tem recebido atenção especial nos últimos anos, devido as injustiças sofridas por eles. Onde houver injustiça, haverá também necessidade de se criar novas regras que regulamentem o comportamento social nesses casos.

By Jânio