terça-feira, 5 de abril de 2011

Alerta do Ministério da Saúde




Depois de receber um comentário do Ministério da Saúde, num post atípico, pelo menos em relação aos objetivos do Made In blog, veio-me uma reflexão:

Apesar dos eternos conflitos entre mim e o Ministério da Saúde, devo reconhecer que a gestão pública sempre será um problema quase impossível de ser resolvido pelos funcionários, ministros ou pelas várias secretarias de saúde espalhadas pelo país afora.

Mesmo sem o nepotismo, apadrinhamento, distribuição de cargos e negociatas, o país enfrentaria problemas para sanar os déficits na infra-estrutura. Somados a isso, torna-se quase impossível a resolução desses problemas.

Eu disse quase. Sempre haverá pessoas dispostas a provar que eu estou errado, como é o caso da Zilda Arns, sociólogos, humanitários e humanistas, tem o dom de acreditar no impossível.

Eu disse tudo isso apenas para lembrar que, apesar das divergências, estarei junto ao Ministério da Saúde, quando o assunto for a divulgação de informações ou alertas sobre os perigos das doenças, principalmente as contagiosas e de inverno.

Por falar em inverno, estamos no Outono, a estação que precede o inverno. É nessa época em que surgem as várias complicações e doenças que atormentam a população no inverno.

Os resfriados surgem no inverno, devido as mudanças de clima, além da demora para nos adaptarmos a nova estação. Pequenos resfriados podem até ajudar a aumentar nossa imunidade à pneumonia, tuberculose, bronquite, etc., mas não devemos nos descuidar.

É bom lembrar também que devemos nos alimentar bem, fortalecer nosso sistema imunológico, para que sempre haja tempo de fazermos os tratamentos adequados que a saúde exige.

Mesmo sendo maltratados nos postos de saúde e hospitais, devemos insistir, lutar, sempre acreditando em Deus, afinal, ele sempre foi a nossa maior esperança, mesmo na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença...

...e não vamos nos esquecer de denunciar. Apesar da ineficiência no atendimento, injustiça social, isso nunca deverá ser um obstáculo para que façamos a nossa parte, lutando pela nossa saúde e pela melhoria de nossa sociedade.

A maior parte das doenças, tem como causa o resfriado. Usar meias, sapatos, tomar sucos, água, boa alimentação e, o mais importante, estar atento aos sintomas, tudo isso será de grande valia para nossa saúde.

Caso seu resfriado persista, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.

By Jânio