quinta-feira, 17 de março de 2011

A revolução da tecnologia Ultra High Definition



No post sobre o filme "Battle - A batalha de Los Angeles" eu me deparei com uma informação muito interessante, a tecnologia 4k, e fiquei muito curioso para saber o que vem a ser essa tal de tecnologia 4k.

Vamos falar em uma linguagem simples, afinal, ninguém aqui está estudando engenharia eletrônica, não é mesmo?

Recentemente, todos nós ouvimos falar muito sobre a tecnologia HD, high definition, também vimos o trabalho que deu, e ainda está dando, para implantar corretamente o sistema de tv digital no Brasil.

No início, eu cheguei a pensar que era só uma barreira por parte das grandes emissoras, para não perder a possibilidade de manipular as informações, afinal, a tecnologia digital proporcionava várias transmissões em um só canal/emissora.

Era um pouco isso, mas não só isso, além de perderem a capacidade de manipulação, eles também não tinham conhecimento sobre essa nova tecnologia. As barreiras às novas tecnologias estão por toda parte, inclusive por parte das empresas telefônicas, no caso da internet - ou será que tem política no meio?

Assim, o Brasil está demorando para liberar toda a potência da tecnologia digital, há muitos interesses envolvidos, e medo da força da informação.

Apesar de todas essas barreiras, as informações continuam circulando por todo lado. O Brasil é muito comunicativo, como comprovamos nas redes sociais, e nem precisamos de tecnologia para que isso possa ocorrer.

Tecnologia 4k é um avanço do sistema HD, high definition, ao invés de 1.080 pixels de resolução, torna possível uma resolução muito maior, 4.000 pixels.

Apesar disso, nem todos todos os formatos tem atingido os 4.000 pixels, como foi o caso do Quad Full High Definition (QFHD). Com uma resolução inferior aos 4.000 pixels, 3.840 x 2.160 para sermos mais precisos, esse formato duplicou o formato HD, horizontal e vertical, mesmo assim levantou uma discussão sobre se essa seria considerada uma tecnologia 4k.

Além da tecnologia 4k, já está sendo desenvolvida a tecnologia 8k em caráter experimental.

Desenvolvido em caráter experimental, para câmeras digitais, a tecnologia 8k apresenta um resolução de 8.192 x 4.320 pixels, com uma densidade 17 vezes maior que a resolução high definition.

A NHK é a responsável pelo desenvolvimento das tecnologias Ultra High Definition TV e Ultra High Definition Vídeo.

Wide Quad High Definition e Quad Full High definition podem ser considerados formatos intermediários entre o HDTV e UHDTV (Ultra HDTV).

A BBC é uma das maiores interessadas e patrocinadora, ao lado da NHK, formaram parceria para transmitir imagens em 60 FPS, superior ao quadros por segundo do formato comum 24 FPS do cinema.

Todos nós sabemos da diferença entre os desenhos de Hanna Barbera e os sofisticados desenhos da Disney. Muita gente pode perguntar - Qual a diferença entre 7, 12, 24 ou 60 quadros por segundo? - Agora vamos imaginar uma supercâmera lenta utilizando esses recursos; toda evolução traz suas vantagens, em imagens mais rápidas de ação, ou em câmeras lentas.

Há previsão de que o UHDTV esteja sendo comercializado para uso doméstico entre 2.016 e 2.020, apesar de, como já dissemos, o filme Battle estar sendo exibido em 16 salas com tecnologia 4k.

O desenvolvimento ocorre também para a internet, em relação a formatos de compressão de arquivos de vídeos para armazenamento.

Uma grande parceria foi formada para esse desenvolvimento, entre a ITU Video coding Experts Groups (VCEG) e a veterana MPEG, onde a VCEG com a ajuda do software KTA baseado no modelo da MPEG, criando uma padronização avançada e a criação de extensões do H.264/MPEG-4 AVC.

Quem saiu na frente foi o Youtube, sempre ele, disponibilizando tecnologia de armazenamento para seus usuários e preparando a sua própria tv online, já que as tvs tradicionais parecem estar "batendo cabeça", sem conseguir seguir a tecnologia.

Para manter a manipulação das comunicações, as grandes redes não desejam o aumento de transmissões simultâneas, nem o governo quer isso. Acontece que tecnologia digital custa caro, assim, compram uma tecnologia caríssima para não usar.

Enquanto isso, a internet avança. Estamos torcendo para que não haja monopólio no futuro.

Resumindo: Tecnologia 4k é uma evolução do HD, ou High Definition, conhecida como UHD, ou Ultra High Definition. A tecnologia 8k deverá ser uma tecnologia UHD superior a 4k, mas com um pequeno problema, mais fácil de criar do que comprimir, armazenar e transmitir.

Aqui é que a Google entra.

Fonte: Wikipedia

By Jânio