segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil poderá ser a sexta maior economia




A notícia de que o Brasil poderia terminar o ano como a sexta maior economia do mundo me deixou intrigado. Acontece que toda vez que a mídia divulga uma notícia dessas, é porque vem notícia ruim por aí.

Levando-se em conta que faltam cinco dias para o final do ano, essa notícia é muito boa para os bilionários brasileiros. Talvez seja boa para os pobres também, se considerarmos que a estabilidade e o crescimento poderá atrair muitas empresas estrangeiras.

A notícia repercutiu pelo mundo inteiro, principalmente no Reino Unido, afinal, serão eles que perderão a honrosa sexta colocação no ranking do PIB.

Por outro lado, a notícia nem é tão boa assim, como explicam os economistas. O ranking do PIB é uma notícia boa para os bilionários e seus funcionários milionários, deveria ser divulgada só para eles.

O PIB Per Capta, resultado da divisão das riquezas produzidas, pelo número de habitantes, deixa o Brasil numa situação bem menos favorável. Na lista de índice de desenvolvimento humano (IDH), ficamos ainda pior.

Isso também é normal, e estamos até melhores que o esperado, considerando que esse crescimento do PIB ocorre devido ao crescimento da China, nosso rico parceiro econômico.

Crescimento do PIB, sem o acompanhamento do crescimento do IDH, é muito perigoso, principalmente para países como a China. A perda do poder da classe média brasileira, também é preocupante.

A previsão para 2.020 é ainda pior, nessa lista, o BRICS, formado pelos países emergentes, aparecem todos no topo do ranking, deixando para trás as poderosas nações como a Alemanha, Inglaterra, França, etç.

O BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e South África, poderão provar que a teoria dos países desenvolvidos estava errada, e que um país não precisa ter uma boa educação, saúde, transporte, segurança, etc., para poder crescer, os BRICS poderão provar que tudo o que é errado pode dar certo.

By Jânio

4 comentários:

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amigo JÂNIO:
A sua leitura está correta!
Não adiante os menos avisados se assanharem e comemorar porque a boa notícia está focada nos donos de industrias bilionárias e seus altos executivos.
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços,
LISON.

Jãnio disse...

Olá Lison:

É muito bom ver o seu comentário, nessa semana corrida de Natal e Ano Novo.

Feliz Ano Novo para você e muitas felicidades para você e sua família.

ABS

Anônimo disse...

Sobre o futuro do Brasil, meu amigo Janio, eu não dou mais do que alguns anos para tornar-se o patinho feio, assim como aconteceu com o México.
Brasil está na moda no mundo! Tenho lido publicações internacinais dizendo que o Brasil já é do primeiro mundo,a mesma coisa susedio con o mexico en la decada de 90´s.
um país com altos índices de analfabetismo, bem abaixo da média e da América Latina, pesimo IDH, pior que o México,como pode se tornar primeiro-mundo?Países menores que não dispõem de recursos como Coréia do Sul nos ultrapassam em todos os aspectos.
Enquanto as pessoas só pensem em carnaval, cachaça, tequila, bunda, tráfico de drogas, nós estaremos fodidos!

Jânio disse...

Olá anônimo:

É bom que se diga que o Brasil sempre esteve entre os países mais ricos do mundo, graças ao nosso sistema escravagista. No caso do IDH, é isso que você falou mesmo, estamos com muitos problemas.

Eu não me surpreendo com mais nada, já que a China está pronta para ser a maior do mundo. O Brasil, como seus fiel escudeiro, irá junto, fornecendo matérias-primas para o seu crescimento.

Poderemos ser a colônia da China no futuro, olha que legal, e ainda sermos, quem sabe, terceira, quarta ou quinta maior economia.

... e a pobreza continuará sendo a mesma, bem ao estilo da Idade Média.

ABS